HOJE NO
" JORNAL DE NEGÓCIOS"
Autoridade da Concorrência:
SportTV explorou posição dominante
no mercado televisivo
O comunicado em que a AdC dá conta de multa
aplicada à SportTV diz que a autoridade concluiu que a dona de direitos
televisivos da Primeira Liga explorou o domínio que tem no mercado de
canais desportivos codificados.
A Autoridade da Concorrência (AdC) emitiu um comunicado
em que anuncia a aplicação de uma coima de 3,73 milhões de euros à
SportTV, por ter abusado de posição dominante no mercado de canais
desportivos codificados.
A decisão já fora anunciada pela SportTV mas o comunicado da AdC
justifica a decisão tomada pelo regulador no seguimento de queixa
apresentada pela Cabovisão. Ao dar conta da multa que lhe foi aplicada, a
SportTV disse que vai recorrer da decisão já que vem “sancionar uma
prática comercial que validou, de forma ininterrupta, durante mais de 10
anos”.
Os operadores de telecomunicações queixavam-se do modelo contratual
da SportTV, que estabelecia mínimos, significando que os operadores
tinham de pagar por um mínimo de subscritores, ainda que não os
tivessem.
A AdC anuncia ter condenado a SportTV por esta ter “definido e
aplicado” um sistema de remuneração “discriminatório” nos contratos de
canal codificado, tendo “por objecto e como efeito a restrição da
concorrência no mercado” no mercado de televisão em que detém uma
posição de domínio. As consequências também se verificaram “no mercado a
jusante: o mercado retalhista de televisão por subscrição”, refere o
comunicado.
Dá-se como provada a prática de abuso de posição dominante de que é
acusada a arguida no mercado de canais de acesso condicionado, com
conteúdos desportivos Premium.
Para o regulador, a SportTV é culpada de ter determinado um sistema
de remuneração “do qual resultou favorecimento de uma das empresas
presentes no mercado retalhista de televisão por subscrição, em
detrimento das concorrentes”, lê-se no comunicado.
* Ganância excelentíssima...
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