20/06/2013

.
HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Esforços de Portugal a combater corrupção são “baixos”

A posição da OCDE consta de um relatório sobre a implementação da convenção anti-corrupção em Portugal.

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) está "seriamente preocupada" que os esforços feitos por Portugal no combate à corrupção internacional têm sido "extremamente baixos". A posição da OCDE consta de um relatório sobre a implementação da convenção anti-corrupção em Portugal.


No relatório, a organização afirma que "apesar das fortes ligações de Portugal a países contagiados por corrupção severa, desde 2001 surgiram apenas 15 queixas de corrupção internacional", acrescenta o mesmo relatório.
O trabalho dos técnicos da OCDE foi complementado com a presença de equipas em Portugal em Fevereiro deste ano. A OCDE acrescenta que das queixas apresentadas não resultou uma única acusação, recordando que várias investigações foram encerradas "prematuramente" e que as autoridades internacionais não procuraram ajuda internacional.

Por este motivo, a OCDE sugere que Portugal adopte medidas para assegurar que as investigações não encerram cedo demais e que procure ajuda internacional quando apropriado. A organização revela que algumas das queixas de corrupção internacional envolvem funcionários e ou grandes empresas portuguesas e os seus executivos.

* Poque será serem os esforços "baixos"?

.

Sem comentários: