13/06/2013

.
 ESTA SEMANA NA

"SÁBADO"

Oito erros comuns na utilização
 do protector solar 

Não se deixe enganar pelas nuvens ou pelos protectores 'à prova de água'

O primeiro erro que pode cometer em relação ao protector solar é não usar nenhum. Para além de acelerar o envelhecimento da pele, como já deve saber, está a aumentar em muito o risco de cancro na pele.
Mas há que saber utilizá-lo: até mesmo aqueles que têm as melhores intenções podem cometer erros na altura de se protegerem. Agora que o Verão está prestes a chegar, David J. Leffell, professor de dermatologia da Yale School of Medicine, e Lisa Garner, dermatologista em Garland, Texas, em entrevista ao ‘Huffington Post’, deixam-lhe alguns conselhos sobre os erros que deve evitar na utilização do protector solar.

Quando falamos de protector solar, não pode ignorar a data de validade. Os ingredientes activos podem deteriorar-se com o tempo, afirma Garner, o que significa que quando perder a validade o protector solar vai deixar de protegê-lo. 

Mais grave ainda, uma embalagem aberta tem maior probabilidade de ficar contaminada com germes, uma vez que os conservantes deixam também de fazer efeito.

Existem produtos de maquilhagem com factor de protecção, mas a sua eficácia é duvidosa. Parte do problema é a quantidade: nunca é colocada tanta maquilhagem como protector solar. O melhor é não arriscar – de acordo com os especialistas, uma coisa nunca deve substituir a outra.

No que diz respeito ao protector solar, quantidade não é problema. Procure aplicar bastante creme, esfregando-o vigorosamente na pele. 

E se quantidade não é problema, a frequência também não. Repita o processo várias vezes enquanto estiver exposto ao sol – a maior parte das pessoas limita-se a aplicar o protector solar de manhã, o que não é suficiente para o proteger durante o dia.

Não existe tal coisa como protector solar à prova de água. Na verdade, a FDA (Food and Drug Administration, órgão do governo norte-americano responsável por garantir a segurança de muitos medicamentos, alimentos e outros produtos) já nem sequer permite que as marcas promovam os seus produtos como tal. Eles podem ser resistentes durante um maior período de tempo – 40 ou 80 minutos. E depois? Depois aplique mais, e mais, e mais.
Um dia com nuvens não é desculpa para deixar o protector solar em casa. Apesar de não conseguir sentir o calor, os raios ultravioleta podem danificar a sua pele na mesma. 

Os especialistas garantem que a diferença não é grande – se usar um protector factor 60 em vez de 30, isso não quer dizer que vai estar duas vezes mais protegido. Aplicado com a frequência e quantidade certa, um protector solar com um factor ‘normal’ é suficiente para deixá-lo protegido.

O protector solar não consegue bloquear a 100% os raios ultravioleta, e não deve ser a sua única forma de protecção contra o sol. Usar óculos, chapéu e roupa, bem como evitar as horas onde o calor está mais intenso, são comportamentos essenciais para garantir que está protegido. 

* PROTEJA-SE
.

.

Sem comentários: