18/06/2013

.
HOJE NO
" RECORD"

FIFA abre processos a Etiópia e Togo

A FIFA abriu processos disciplinares às seleções da Etiópia e do Togo por terem, alegadamente, utilizado jogadores inelegíveis nos jogos de qualificação para o Mundial'2014 da zona africana.


A Etiópia utilizou o médio Manyahile Beyene na visita ao Botswana (vitória por 2-1, a 7 de junho), quando este deveria cumprir um jogo de suspensão por ter visto cartões amarelos nos jogos em casa com a África dos Sul e o mesmo Botswana. "Nós não vamos recorrer, isto é um erro de gestão. Nós aceitamos a questão da disciplina da FIFA. Cometemos um erro e precisamos de nos concentrar no futuro", disse um dirigente etíope, citado pela AFP.

O Togo está também sob alçada disciplinar da FIFA num caso muito semelhante, em que utilizou o médio Alaixys Romao de início frente aos Camarões (vitória por 2-0, a 8 de junho), quando este estava suspenso, devido aos cartões amarelos em dois encontros anteriores.

O mesmo sucede com a Guiné Equatorial, que utilizou irregularmente um jogador na partida em casa com Cabo Verde (vitória por 4-3, a 24 de março). Esta federação foi alvo de outro processo disciplinar, pelo mesmo motivo, no jogo disputado na Cidade da Praia, em Cabo Verde (derrota por 2-1), a 8 de junho. A confirmarem-se estas ilegalidades, as seleções poderão ser punidas com derrota nos jogos em causa por 3-0, o que altera as classificações dos respetivos grupos de qualificação para o Mundial'2014. 

* É fácil abrir processos a federações sem peso financeiro, se fossem "outras" federações levariam uma repreensão estilo raspanete.

.

Sem comentários: