19/06/2013

.
HOJE NO
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"

Presidente Cavaco Silva planta árvores

 Cem anos após o primeiro Presidente da República Portuguesa, Manuel de Arriaga, ter visitado o Jardim Botânico Tropical, o atual chefe de Estado e a sua mulher plantaram árvores asiáticas e sul-americanas naquele espaço.
 
PRECALÇO DE JARDINEIRO
 Para assinalar o centenário da visita de Manuel de Arriaga e da sua mulher ao Jardim Botânico Tropical, a 19 de junho de 1913, Cavaco Silva e Maria Cavaco Silva foram guiados durante cerca de uma hora por Jorge Braga de Macedo, diretor do Instituto de Investigação Científica Tropical (IICT) e ministro das Finanças de um dos governos liderados pelo atual Presidente. 

O Presidente da República e a mulher partiram a pé para o Jardim Botânico Tropical, que fica junto ao Palácio de Belém, e em frente à palmeira plantada há cem anos por Arriaga, surgiu a dúvida sobre se Cavaco é o 18.º ou o 19.º chefe de Estado (Bernardino Machado ocupou o lugar duas vezes em mandatos não consecutivos, apesar de haver apenas 17 presidentes). "Sou o 19.º ou o 18.º?", perguntou Cavaco Silva ao secretário-geral da Presidência da República, Arnaldo Pereira Coutinho, e ao diretor do Museu da Presidência, Diogo Gaspar, depois de Braga de Macedo lhe ter dito que era o 19.º e que essa era a informação que constava da placa junto à árvore que Cavaco ia plantar. O chefe de Estado respondeu com humor ao seu antigo ministro das Finanças: "Ó Jorge, nobody's perfect [ninguém é perfeito]". 

Mais à frente, um grupo de crianças do colégio Mira Rio esperava o Presidente e a sua mulher para assistirem à plantação da primeira árvore, uma ´sapindus mukorossi', oriunda da Ásia. Cavaco Silva avançou com entusiasmo para a tarefa, pegando numa pá depois de ter retirado a pequena árvore de um vaso. "Eu sou um especialista em plantar árvores, já plantei dezenas de árvores e já abri dezenas de covas", disse, enquanto começava a cobrir de terra as raízes da planta e revelava ter plantado há pouco tempo seis abacateiros. 

Depois de regar e prometer voltar daqui a dois anos para ver a sua ´árvore do sabão', o Presidente e a comitiva avançaram para a árvore seguinte, da Maria Cavaco Silva, uma ´ceiba insignis', da América do Sul, que já estava praticamente plantada. Jorge de Braga de Macedo quis ajudar Maria Cavaco, que pegou numa pá para colocar mais terra, mas Aníbal Cavaco Silva pediu que a deixasse continuar sozinha. "Tem de fazer a prova que não é sexo fraco", afirmou o chefe de Estado. No final, as crianças agradeceram com um "obrigado jardim", o que motivou um comentário bem-humorado do presidente do IICT. "É [um jardim] institucional, não tem a ver com ninguém com esse nome", afirmou Braga de Macedo, perante as gargalhadas de alguns dos presentes. 

 Depois de visitarem uma outra árvore plantada por Braga Macedo, o Presidente da República presidiu ao lançamento de um selo dos CTT comemorativo dos 130 anos do IICT. No Palácio dos Condes da Calheta, junto ao Jardim Botânico Tropical, Cavaco Silva e Maria Cavaco Silva visitaram ainda uma exposição de arte africana.

* Jardinices...

.

Sem comentários: