19/06/2013

.

HOJE NO
"PÚBLICO"

Los Angeles proíbe sacos de plástico

Los Angeles está a um passo de se tornar na maior cidade norte-americana a proibir o uso de sacos de plástico para as compras.

Um regulamento municipal neste sentido foi votado favoravelmente nesta terça-feira e aguarda apenas uma confirmação do voto na próxima semana e a assinatura final do presidente da câmara.
 Até 1 de Janeiro de 2014, os sacos de plástico serão proibidos nos grandes estabelecimentos comerciais. Para as lojas menores, o prazo é até 1 de Junho de 2014. O regulamento também fixa uma taxa de 10 cêntimos de dólar (sete cêntimos de euro) para quem pedir sacos de papel nas lojas, em vez de os trazer de casa.


Cerca de 2000 milhões de sacos de plástico e 400 milhões de sacos de papel são distribuídos em Los Angeles por ano, segundo a organização não-governamental Heal the Bay. 


Várias outras cidades, nos Estados Unidos e no resto mundo, já adoptaram medidas semelhantes, incluindo São Francisco, perto de Los Angeles. O próprio estado da Califórnia tentou banir os sacos de plástico em todo o seu território, mas a proposta foi rejeitada há cerca de três semanas.

Em Portugal, o Ministério do Ambiente tentou, em 2007, criar uma taxa de cinco cêntimos sobre os sacos de supermercado. Mas a medida não obteve apoio do resto do Governo e foi abandonada.

* Uma medida que os impérios da distribuição nem querem ouvir falar, poluir é o que está a dar.

.

Sem comentários: