HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"
Português cria "obra-prima"
em forma de jogo de estratégia
Trench é o nome do novo jogo de estratégia com base em algoritmos
criado por um português que descreve a invenção como "uma obra-prima" e
garante que "já" foi visualizada em "mais de 110 países", ainda antes do
lançamento.
Em declarações hoje à Lusa, hoje, à margem da apresentação do jogo em
Guimarães, o criador, Rui Alípio Monteiro, explicou que a versão do
Trench agora no mercado baseia-se na I Guerra Mundial e que um dos
objectivos é "quebrar a hegemonia" do xadrez como "maior jogo de
estratégia".
O jogo, "criado em cinco minutos e com os cálculos matemáticos feitos
em apenas duas horas", pode ser jogado "a sós" mas o Rui Alípio
Monteiro salientou que o "pode ser jogado on- line simultaneamente por
milhares de pessoas", em vários formatos.
"O lema é Jogar com Arte. O Trench é uma obra-prima que funciona como
um jogo. É abstrato, geométrico, temático e intelectual. No entanto
pode ser jogado por miúdos e por adultos até aos 100 anos", descreveu
Rui Alípio Monteiro.
Rui Alípio Monteiro adiantou ainda que "pessoas de 110 países já
tiveram contacto com o Trench, mesmo antes de grandes acções de
divulgação", números que para o criador "revelam as potencialidades do
jogo".
Para o criador do Trench, este é um jogo "que não se esgota" num tabuleiro ou em cenários digitais.
"Umas das grandes vantagens deste jogo é a versatilidade. O algoritmo
na raiz do Trench permite soluções infinitas, é inesgotável e pode ser
aplicado em várias áreas", garantiu.
A versão do Trench disponível baseia-se na I Guerra Mundial, "o
acontecimento que mudou o curso da História, o primeiro grande conflito
bélico a nível mundial", recorrendo por isso á "guerra de trincheiras"
que marcou o conflito.
"Tem uma base de estratégia militar, envolve generais, soldados,
capitães. O jogador começa como soldado mas vai querer chegar a General,
mas há um número clausus de generais possíveis. Vão à guerra",
descreveu.
Segundo o criador, o Trench não é "apenas" um jogo: "É uma
obra-prima que funciona como um jogo. Um diamante ainda com muitos lados para delapidar".
Isto porque, explanou, "a base do jogo pode ser alterada de uma guerra para a o Mundial de Futebol, por exemplo".
Por isso, apontou, "é muito mais amplo que o maior jogo de
estratégia conhecido no mundo, o xadrez".
Aliás, referiu, "o Trench vai mesmo destruir a hegemonia do xadrez
como maior jogo de estratégia" até porque, disse, "o xadrez é jogado
entre duas pessoas, o Trench pode ser jogado a sós ou simultaneamente
por milhões de pessoas".
Para idealizar o jogo, foram precisos "apenas cinco minutos", contou
Alípio Monteiro, que adiantou terem sido "também apenas duas horas "para
efectuar os cálculos matemáticos necessários, mais tempo demorou o
desenvolvimento do Trench.
"Patentear, colocar o produto no mercado e conseguir chegar até hoje
foram dois anos. Tudo custeado pelo meu orçamento familiar e pela
calorice de alguns amigos que acharam piada à ideia e contribuíram",
revelou.
O Trench já pode ser adquirido com um custo que "ronda os 50 euros",
no formato DVD, mas também on-line em www.criacoesasolo.com.
* Mais uma vez a inteligência portuguesa a brilhar.
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