19/06/2013

.
HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Português cria "obra-prima" 
em forma de jogo de estratégia

Trench é o nome do novo jogo de estratégia com base em algoritmos criado por um português que descreve a invenção como "uma obra-prima" e garante que "já" foi visualizada em "mais de 110 países", ainda antes do lançamento.


Em declarações hoje à Lusa, hoje, à margem da apresentação do jogo em Guimarães, o criador, Rui Alípio Monteiro, explicou que a versão do Trench agora no mercado baseia-se na I Guerra Mundial e que um dos objectivos é "quebrar a hegemonia" do xadrez como "maior jogo de estratégia".
O jogo, "criado em cinco minutos e com os cálculos matemáticos feitos em apenas duas horas", pode ser jogado "a sós" mas o Rui Alípio Monteiro salientou que o "pode ser jogado on- line simultaneamente por milhares de pessoas", em vários formatos.


"O lema é Jogar com Arte. O Trench é uma obra-prima que funciona como um jogo. É abstrato, geométrico, temático e intelectual. No entanto pode ser jogado por miúdos e por adultos até aos 100 anos", descreveu Rui Alípio Monteiro.
Rui Alípio Monteiro adiantou ainda que "pessoas de 110 países já tiveram contacto com o Trench, mesmo antes de grandes acções de divulgação", números que para o criador "revelam as potencialidades do jogo".

Para o criador do Trench, este é um jogo "que não se esgota" num tabuleiro ou em cenários digitais.
"Umas das grandes vantagens deste jogo é a versatilidade. O algoritmo na raiz do Trench permite soluções infinitas, é inesgotável e pode ser aplicado em várias áreas", garantiu.

 A versão do Trench disponível baseia-se na I Guerra Mundial, "o acontecimento que mudou o curso da História, o primeiro grande conflito bélico a nível mundial", recorrendo por isso á "guerra de trincheiras" que marcou o conflito.
"Tem uma base de estratégia militar, envolve generais, soldados, capitães. O jogador começa como soldado mas vai querer chegar a General, mas há um número clausus de generais possíveis. Vão à guerra", descreveu.

Segundo o criador, o Trench não é "apenas" um jogo: "É uma
obra-prima que funciona como um jogo. Um diamante ainda com muitos lados para delapidar".
Isto porque, explanou, "a base do jogo pode ser alterada de uma guerra para a o Mundial de Futebol, por exemplo".
Por isso, apontou, "é muito mais amplo que o maior jogo de
estratégia conhecido no mundo, o xadrez".
Aliás, referiu, "o Trench vai mesmo destruir a hegemonia do xadrez como maior jogo de estratégia" até porque, disse, "o xadrez é jogado entre duas pessoas, o Trench pode ser jogado a sós ou simultaneamente por milhões de pessoas".
Para idealizar o jogo, foram precisos "apenas cinco minutos", contou Alípio Monteiro, que adiantou terem sido "também apenas duas horas "para efectuar os cálculos matemáticos necessários, mais tempo demorou o desenvolvimento do Trench.
"Patentear, colocar o produto no mercado e conseguir chegar até hoje foram dois anos. Tudo custeado pelo meu orçamento familiar e pela calorice de alguns amigos que acharam piada à ideia e contribuíram", revelou.
O Trench já pode ser adquirido com um custo que "ronda os 50 euros", no formato DVD, mas também on-line em www.criacoesasolo.com.

* Mais uma vez a inteligência portuguesa a brilhar.

.

Sem comentários: