27/06/2013

.
HOJE NO
" JORNAL DE NOTÍCIAS"

Tunísia liberta ativistas da Femen

As três ativistas europeias do grupo radical feminista Femen que foram detidas em Tunes a 29 de maio, condenadas a quatro meses de prisão por atentado ao pudor e aos bons costumes, foram libertadas esta quinta-feira. 

As três jovens foram detidas por protestarem de peito descoberto frente ao Palácio da Justiça para pedir a libertação da feminista tunisina Amina Esbui, que se encontra em prisão preventiva desde 19 de maio. Desde essa altura, que vários do Femen e de outros grupos protestaram contra a detenção de três ativistas tunísias

Amina ganhou fama em março passado depois de uma foto em que aparecia nua para criticar a moral conservadora do país ter sido divulgada na internet.
A sua ação provocou um mal-estar junto das autoridades que através do Ministério dos Assuntos Religiosos mostraram a sua condenação pelo que qualificaram de "atos provocadores contrários aos bons costumes morais e aos valores do povo muçulmano".


A foto despertou tanto a indignação de grupos extremistas religiosos que chegaram a sugerir que Amina devia ser açoitada e lapidada, como a simpatia de numerosas organizações internacionais de direitos humanos dentro e fora da Tunísia.

* Uma maneira extraordinária de reivindicar, "abrindo"  o coração...

.

Sem comentários: