23/04/2013

.
 AMBIENTES
ABERTOS







Espaço aberto é a tradução para Open Space Technology (OST). Trata-se de uma forma de congregar pessoas  numa conferência,  encontro ou trabalho.


Enquanto  participantes de conferências ou encontros todos são convidados a gerar a agenda do encontro assim como participar liderando pequenos grupos de discussão durante o período desses encontros. Usualmente existe um facilitador mas este não é um líder oficial do encontro, que estabelece regras ou normas.


 Esse modelo é hoje muito usado por membros de ONG ou da blogosfera. Mas as grandes empresas adptaram este conceito de ambiente de trabalho pela grande economia de recursos que gera, paredes a mais, custam dinheiro.


 A metodologia de reunião em Espaço Aberto (Open Space Technology) foi iniciada por Harrison Owen cujo site e livros são uma referência incontornável da metodologia (Ver [site de Harrison Owen]). 






O autor definiu a metodologia como sendo não proprietária e não necessitando de qualquer tipo de "certificação". Não demorou muito que grandes empresários adoptassem este método filantrópico para diminuir as despesas.




 A seguir à ideia original foi só recriar, grandes companhias instalaram espaços que apesar de parecerem informais se exige muito a quem lá trabalha






 Apesar de "abertos" existem espaços que parecem mais claustrofóbicos que escritórios pequenos.




Em muitos deles, que reunem dezenas de funcionários, é patente o isolamento a que cada um se confina.




 Outros há tão aprazíveis que até apetece mudar de emprego.


 Eco office,



ou da Idade da Pedra?

.

Sem comentários: