HOJE NO
" JORNAL DE NEGÓCIOS"
Verdes convencem alemães
pelo “baixo teor alcoólico”
O “perfil leve” é um dos principais argumentos que
os 27 produtores portugueses levam na bagagem para a Alemanha, que é o
segundo melhor mercado externo para os vinhos da região.
Uma comitiva de 27 vitivinicultores
portugueses, representando 118 marcas, apresentam-se na próxima
segunda-feira a enófilos e profissionais do sector em Munique, com um
seminário educativo e provas colectivas. O “perfil leve e com baixo teor
alcoólico” é uma das armas deste produto no mercado alemão, projectou a
comissão regional dos vinhos verdes (CVRVV).
A Alemanha é o segundo melhor mercado externo para os vinhos verdes, a
seguir aos Estados Unidos. Os compatriotas de Angela Merkel compraram
sete milhões de euros em 2012, mais 10% do que no ano anterior, o
equivalente a 3,25 milhões de litros. Segundo dados da Organização
Mundial de Saúde, o consumo germânico de álcool per capita fica-se pelos
12,81 litros, abaixo dos 14,55 litros consumidos anualmente por cada
português.
Uma semana depois, a 15 de Abril, é a vez de 13 produtores viajaram
para a Suécia com 63 vinhos para mostrar ao mercado escandinavo, que
consta também do top 10 dos melhores destinos para este produto único em
todo o mundo. Em Estocolmo, os empresários portugueses vão contar com a
ajuda de uma conhecida “sommelier” local, Susanne Krantz, que inclusive
fez parte do júri do “Best Of Vinho Verde 2012”.
Novo ano recorde na exportação
As exportações de vinhos verdes aumentaram 10% em 2012 – foi o 12.º
ano consecutivo de crescimento fora de portas – batendo um novo recorde e
chegando aos 42 milhões de euros. As vendas ao exterior progrediram de
15,5 para 17 milhões de litros, o que, em valor, significa que os
estrangeiros compraram mais 3,8 milhões de euros, dado que o preço médio
manteve-se nos 2,42 euros por litro.
Porém, as vendas não foram tão promissores no mercado interno (-7%),
onde ainda se comercializam sete em cada dez garrafas produzidas na
região nortenha, pressionando uma quebra de 2% na facturação global do
sector.
* Quem quiser acreditar que experimente, um bom Alvarinho aguenta-se muito bem com o "cozido à portuguesa" nós já comprovámos. Para cozinhar lampreia nada como um verde tinto.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário