07/02/2013

.
HOJE NO
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"

Parque temático em Miragaia 
Era dos Descobrimentos 
no Porto em outubro 

O proprietário da empresa Douro Azul vai investir 6 milhões de euros no projeto que “atrairá mais de 250 mil pessoas” por ano. O empresário Mário Ferreira apresentou ontem planos pormenorizados do parque temático sobre os Descobrimentos que deverá abrir em outubro, ocupando o espaço de um enorme armazém em Miragaia, no Porto.

 Mário Ferreira, proprietário da empresa Douro Azul, vai investir mais de 6 milhões de euros (com uma possível comparticipação reembolsável de 55% do Turismo de Portugal) no «World of Discoveries» que, espera, “deverá atrair mais 250 mil pessoas” por ano. Apesar de o apoio do Estado estar ainda em análise, o empresário está convencido que ele será aprovado e manifestou, perante os jornalistas, a intenção de arrancar com as obras nos antigos armazéns da Real Companhia Velha sem esperar por esse financiamento. 

O projeto, que ocupará mais de 4 mil metros quadrados, tentará “ser um espaço lúdico, mas com rigor histórico”, assegurou o empresário, que espera que ele venha a ser ponto de passagem de escolas e dos turistas, a quem falta, na sua opinião, “mais atrações, para além da própria cidade e das caves do vindo do Porto”. Para já, no armazém, que ocupa um quarteirão frente à Alfândega do Porto, ainda só decorrem trabalhos de prospeção arqueológica, mas, já durante março, deverão começar as obras que o irão dotar de galerias interativas e de um percurso aquático que levará os turistas a descobrir a epopeia portuguesa de Ceuta até ao Brasil. 

Antes de poderem embarcar em pequenos barcos teleguiados num circuito aquático, similar aos que existem em parques como a Eurodisney, os visitantes, que deverão pagar um bilhete entre 8 e 10 euros, vão poder visitar uma série de salas com áreas expositivas sobre os Descobrimentos. 

 Com dispositivos interativos e robôs, como do Infante D. Henrique, para além de peças em exposição, os visitantes poderão perceber as viagens que cada explorador fez, o imaginário da altura, as condições de viagem, o tipo de embarcações e a construção naval. Ao longo deste percurso, será possível percorrer uma série de quadros animados, que procuram recriar alguns das terras que os portugueses foram encontrando na sua procura de novas rotas de comércio. 

* Não fazemos publicidade a nenhuma empresa mas quando se trata de elogiar não exitamos. Já fizemos uma viagem Douro acima num dos barcos da empresa, gostámos do conforto, da segurança e sobretudo do grande profissionalismo de toda a tripulação, fica o registo.

.

Sem comentários: