04/02/2013

.
 HOJE NO
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

Onda de queixas põe Herbalife 
sob investigação e rende lucros 
a gestor de fundos 

A empresa que Bill Ackman acusou de ser um esquema em pirâmide disfarçado de empresa de vendas directas foi posta sob investigação pelas autoridades norte-americanas. As acções Herbalife caem 11% e o gestor de fundos está a lucrar com o adensar das suspeitas.
A Herbalife está a perder 11% para 31,35 dólares por acção na sessão de segunda-feira, com o “New York Post” a dar conta de que a empresa foi colocada sob investigação pela Comissão do Comércio Federal (FTC), a propósito de uma onda de queixas de que foi alvo.

O jornal cita um documento que compila 192 queixas, ao longo de mais de 700 páginas. A agência divulgou as informações ao abrigo da Lei da Liberdade de Informação.

A notícia prolonga a saga iniciada por Bill Ackman. O gestor de fundos defendeu, numa apresentação que teve lugar no dia 20 de Dezembro, que a Herbalife é um esquema em pirâmide disfarçado através de um sistema complexo de incentivos, que se reflectem em artifícios contabilísticos.

A Pershing Square Capital, de Bill Ackman, apostou mil milhões de dólares na desvalorização das acções. A posição foi divulgada na ocasião em que o investidor apresentou os argumentos contra a empresa. No dia 31 de Janeiro, segundo o “New York Post”, a gestora de fundos estava a ganhar 260 milhões de dólares com a sua aposta na queda das acções.

A Pershing Square Capital colocou uma aposta de mil milhões de dólares na desvalorização da Herbalife e defendeu que o modelo de negócio disfarça um esquema em pirâmide. A FTC diz que um esquema em pirâmide é aquele em que os seus membros derivam a maior parte dos seus ganhos com o recrutamento de novos membros e não com a venda de bens ou serviços.

O investidor citou ainda a lei norte-americana para lembrar por que são os esquemas em pirâmide ilegais: “os esquemas em pirâmide são, inerentemente, fraudulentos por que têm de acabar por colapsar”. Os poucos que se encontram no topo da pirâmide “podem fazer dinheiro mas têm de acabar por desapontar os que estão na base, que não conseguem encontrar novos membros”.

* O LOGRO A EMAGRECER...

.

Sem comentários: