28/01/2013

.
HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"

Bancos alemães investigados por manipulação das taxas Euribor 

O regulador financeiro alemão, BaFin, abriu um processo de controlo "mais severo" para apurar se quatro bancos germânicos, entre os quais o Deutsche Bank, estão envolvidos no processo de manipulação das taxas Euribor, noticiou esta segunda-feira a imprensa germânica.

Um porta-voz do BaFin, citado pela pelo canal de notícias alemão ‘N-TV’, confirmou que a entidade de supervisão do setor financeiro alemão está a levar a cabo "auditorias específicas" junto de várias instituições bancárias alemãs por suspeitas de estarem ligadas ao processo de fixação das taxas Euribor.
A informação de que o regulador financeiro terá pedido informações "mais específicas" a quatro bancos, entre os quais o Deutsche Bank e a Portigon AG, uma entidade bancária que resultou da reestruturação do WestLB, foi avançada pelo diário de referência alemão ‘Süddeutsche Zeitung’.
Tanto o Deutsche Bank como a Portigon AG escusaram-se a tecer quaisquer comentários sobre o assunto.
"Não posso adiantar quantas auditorias estão a ser feitas e a que bancos", explicou o porta-voz BaFin, acrescentando que aquela entidade está a utilizar "todos os meios ao seus dispor" para apurar de "uma forma mais exaustiva" se bancos alemães estiveram implicados na manipulação no processo de fixação das taxas Euribor.
O regulador alemão já tinha aberto, em meados do último ano, uma investigação sobre a possível implicação do Deutsche Bank numa rede de interesses que beneficiou alguns dos maiores bancos do mundo e que está a ser investigada pelos reguladores europeus e norte-americano.
O escândalo da Libor foi conhecido em finais de junho de 2012, quando o banco Barclays anunciou que ia pagar uma multa de 290 milhões de libras (cerca de 360 milhões de euros) às autoridades financeiras do Reino Unido e dos Estados Unidos por manipulação da Libor e a Euribor, usadas como referência nos empréstimos interbancários e outras operações financeiras, entre 2005 e 2009.
A taxa Libor resulta da média da taxa de juro a que vários bancos emprestam dinheiro entre si e é utilizada no Reino Unido, e um pouco por todo o mundo, como referência para os créditos a empresas e particulares. Além disso, também serve de indexante para alguns produtos financeiros.
O caso, que levou nomeadamente à demissão do presidente e do diretor-geral do Barclays, atingiu outros bancos e levou à abertura de inquéritos em vários países, incluindo a Alemanha e os Estados Unidos.

* Banqueiro: Pessoa séria e confiável, distraída nas declarações ao fisco e profissional competente em agiotagem.

.

Sem comentários: