26/12/2012

.
HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Bancos emprestaram 11 mil milhões 
entre si desde Setembro 

Os bancos a operar em Portugal transaccionaram 10,7 mil milhões de euros nos primeiros três meses desde a reativação do mercado monetário interbancário doméstico, de acordo com os dados fornecidos à Lusa pelo Banco de Portugal (BdP).
Desde 03 de Setembro e até 07 de Dezembro, "o valor global transacionado no MMI/SG [mercado monetário interbancário sem garantia] desde o seu lançamento ascende a 10,7 mil milhões de euros", disse à Lusa fonte oficial do regulador bancário.

O Banco de Portugal (BdP) repôs em setembro o mercado monetário interbancário, depois de mais de três anos em que esteve suspenso. A intenção de o fazer tinha sido anunciada pelo governador do BdP.

Carlos Costa, em Abril, quando afirmou que a instituição estava a trabalhar para pôr os bancos a operar em Portugal a emprestarem dinheiro entre si ainda no segundo semestre deste ano, objetivo para o qual criou uma plataforma para registo e processamento das operações.
O objectivo era ultrapassar os constrangimentos sentidos nas instituições da zona euro para emprestarem dinheiro entre si. Para já o mercado monetário interbancário está a funcionar com operações até um ano, sem garantia. Fonte do Banco de Portugal adiantou à Lusa que "prevê-se que ocorra durante o primeiro trimestre de 2013" o lançamento do mercado monetário interbancário doméstico com garantia de ativos.
O Mercado Monetário Interbancário (MMI) do Sistema de Transferências Eletrónicas de Mercado (SITEME) do Banco de Portugal - o nome oficial desde mecanismo - foidescontinuado em Janeiro de 2009 face às poucas operações realizadas, num momento em que as transacções de liquidez eram sobretudo efectuadas a nível europeu.

No entanto, com a crise das dívidas soberanas e a intensificação da crise financeira a criar aversão ao risco, o Banco de Portugal notou a preferência pela realização de operações de mercado monetário a nível doméstico, pelo que decidiu avançar com a plataforma nacional com vista a melhorar as transacções de liquidez entre o sistema bancário português, tendo em conta que este "desempenha um papel fundamental no mecanismo de transmissão à economia real das decisões de política monetária", como refere o 'site' do Banco de Portugal.
A reanimação do Mercado Monetário Interbancário deverá ser temporária, até que a transacção de liquidez entre bancos a nível europeu esteja normalizada, sendo depois descontinuado, tal como aconteceu em 2009.

* Uma operação que ajuda a nossa débil economia.

Sem comentários: