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HOJE NO
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
Segurança Social quer cobrar dívida
de um cêntimo com sete anos
José
Carlos Teixeira nem queria acreditar quando, na passada sexta-feira,
abriu e leu a carta registada enviada pelo Instituto de Gestão
Financeira da Segurança Social a notificá-lo para liquidar uma dívida de
um cêntimo, que se reporta a agosto de 2005, e que, adicionando as
custas do processo, já totaliza 75,55 euros.
"Confesso que a minha primeira reação foi sorrir", conta o
proprietário de uma loja de produtos regionais, em Mirandela, que não
conhece outro negócio onde se possa ganhar tanto dinheiro. "Apetecia-me
perguntar qual é o jardim onde se plantam os cêntimos, para eu poder
daqui a sete anos e dois meses ir lá buscar 75 euros. Assim deixava de
trabalhar e sentava-me ao sol", ironiza.
Para além disso, entende
que este caso é um sinal de muita desorganização na Administração
Pública. "A mesma instituição que diz que lhe devo dinheiro é a mesma
que já garantiu, por escrito, através de declarações de não dívida, que
nada lhe devo", refere.
A carta do Instituto de Gestão Financeira
(IGF) da Segurança Social explica apenas que a dívida de um cêntimo diz
respeito a contribuições "Só diz que não paguei, em 2005, uma dívida
que, na altura, devia ser de um cêntimo, e agora acrescentaram mais
75,54 euros de custas, quando durante estes anos todos nunca fui
informado que devia alguma coisa à segurança social", afirma.
José Carlos Teixeira tem um prazo de dez dias para recorrer, por escrito, e garante que não paga esta quantia.
O
IGF da Segurança Social apenas confirmou a existência da dívida de
75,55 euros, mas sem qualquer explicação para o facto de já ter passado
declarações de não dívida ao mesmo beneficiário que foi notificado para
saldar uma pretensa dívida.
No entanto, fonte da Segurança Social
do distrito de Bragança revelou ao JN que esta situação pode estar
ligada a um erro do sistema informático e que não será caso único na
região.
* Não é um erro do sistema informático, é um erro grosseiro das pessoas que operam com o sistema que introduziram dados errados, é fácil atribuir falha ao "sistema informático" que não tem boca para se defender.
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