29/10/2012

 .
 
HOJE NO
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

Número de imóveis entregues em 
dação à banca estabiliza 

O número de imóveis entregues à banca estabilizou no terceiro trimestre de 2012. O presidente da APEMIP considera que esta melhoria se deveu a uma mudança de atitude do sector bancário. 

No terceiro trimestre de 2012 o número de imóveis entregues à banca foi de 1.100, totalizando 4.400, o número de imóveis em dação em pagamento desde o início deste ano. Os dados foram divulgados esta segunda-feira pela Associação dos profissionais e empresas de mediação imobiliária de Portugal (APEMIP).

Entre Janeiro e Março de 2012 haviam sido entregues 2.300 imóveis, o que significou um aumento de mais de 74%, face ao mesmo período de 2011.

Os números divulgados quanto aos segundo e terceiro trimestres de 2012, foram melhores do que o estimado, tendo decrescido consideravelmente. A APEMIP considera que este resultado reflecte uma mudança de acção do sector financeiro junto dos clientes.

Luís Lima, Presidente da APEMIP, afirmou que “a divulgação dos dados das dações do primeiro trimestre deste ano bem como a mediatização da sentença do tribunal de Portalegre, fizeram com que o sector financeiro passasse a ter um papel mais activo e interventivo na procura das melhores soluções para os seus clientes”. Desta forma, “criou-se um ambiente mais propício à renegociação dos créditos”.

As áreas metropolitanas de Lisboa e Porto concentram 31,7% dos casos de imóveis entregues em dação em pagamento, entre Janeiro e Setembro de 2012. Este número reduz-se para 22,7% se se considerar apenas o terceiro trimestre do ano.

O presidente da APEMIP em entrevista ao Negócios afirmou que as “entregas de casas à banca recuaram para níveis de 2011”. 

 * Não é uma boa notícia, só quer dizer que os ex-proprietários mais frágeis estão em casas de familiares ou na rua e que a nova vaga de assalto fiscal que nos aguarda vai revigorar a entrega de casas, só estamos no intervalo de dois estertores.

.

Sem comentários: