23/10/2012

.
HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"

Jovem mãe pede residência para filha 

Fernanda Pompeu, brasileira a residir em Portugal desde Julho de 2010, foi ontem a utente 3 milhões do Centro Nacional de Apoio ao Imigrante (CNAI) de Lisboa. 

“Vim tratar da autorização de residência da minha filha de 13 dias”, contou ao CM, na presença de Feliciano Barreiras Duarte, secretário de Estado Adjunto do Ministro-Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, e Rosário Farmhouse, Alta-comissária para a Imigração e Diálogo Intercultural que assinalaram o momento. 

A jovem mãe, que deseja passar o tempo da sua licença de maternidade no Brasil, junto com o pai da criança e depois regressar a Portugal, elogiou os serviços prestados no CNAI e a forma como a sua bebé foi tratada: “Tive toda a ajuda que necessitei. Mais tarde irei dizer à minha filha que foi uma vedeta com apenas 13 dias de vida”.

Em Julho de 2010, uma proposta para trabalhar em Portugal foi demasiado tentadora e Fernanda Pompeu resolveu mudar de vida. “A empresa até é a mesma. Mas tive de me despedir no Brasil, mas uma semana depois de chegar a Portugal, em Julho de 2010, já estava a trabalhar”, acrescentou, lamentando o facto de o pai da recém-nascida Fernanda estar longe: “Teve de regressar com urgência e ainda não conhece a filha. Vamos passar lá o tempo da licença de maternidade e depois regressar a Portugal”.
Num momento em que muitos portugueses procuram melhores condições de vida no estrangeiro, o secretário de Estado considera fundamental que Portugal crie condições para receber os imigrantes: “Portugal ganha dinheiro com os imigrantes. Beneficiamos muito com a presença de estrangeiros no país. Temos de criar condições para os receber, da mesma forma que queremos que os nossos portugueses sejam bem tratados nos países de destino”.

* Para quem não sabe ou não pretende os imigrantes são também uma fonte de receita para o fisco e segurança social. Isto para além da importância que é ter trabalhadores estrangeiros no país seja qual fôr a qualificação, é uma fonte de diplomacia. Esta menina é a imigrante 3 milhões, belo número.

.

Sem comentários: