23/10/2012

.
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

O filme mais caótico na história 
dos Beatles 

Acaba de ser lançado entre nós, no formato de DVD, o filme de 1967 'Magical Mistery Tour', criado sem argumento pré-determinado e realizado pelos próprios 'fab four'. 

Os Beatles tinham deixado de dar concertos, mas para os manter visíveis perante a multidão de admiradores que tinham à escala global, começaram a trabalhar pequenos filmes para a televisão. Inicialmente eram aquilo que podemos comparar com os antecessores diretos dos telediscos. Mas em 1967 ambicionaram algo mais elaborado e pensaram rodar um filme destinado aos pequenos ecrãs. Argumento?... 

Na verdade foram criando situações, quase como quem improvisa, à medida que a rodagem avançava. Realizador? Escolheram-se a si mesmos, do esforço surgindo o bizarro Magical Mistery Tour, talvez o mais indisciplinado e caótico dos seus projetos. Um autocarro parte em viagem pelo campo... e vão acontecendo "coisas estranhas"... Se a isto acrescentarmos momentos em que a ação é interrompida para vermos e ouvirmos novas canções dos Beatles - como I Am The Walrus, Blue Jane Way ou Hello, Goodbye (esta última na sequência visualmente mais elaborada do filme) - e uma valente pitada de nonsense encontramos a essência de um filme na verdade tão sem norte quanto a viagem mágica e misteriosa que o autocarro vai fazendo. 45 anos depois, o filme ganhou o sabor de memória com valor histórico. 

E mesmo sendo um perfeito disparate cinematográfico, recorda o sentido de humor que foi central na definição da linguagem dos fab four e revela uma ementa gourmet de canções como poucas bandas sonoras alguma vez contaram. A nova edição junta ao filme uma série de extras, entre os quais elementos filmados mas nunca utilizados, num deles surgindo os Traffic. Magical Mistery Tour era um objeto em falta na filmografia dos Beatles em suportes home video. Mais gritante continua a ser, contudo, o silêncio em volta de Let It Be, cuja decente edição em DVD tem sido sucessivamente falada e arquivada desde 2003...
Título: Magical Mistery Tour
Realizadores: The Beatles e Bernard Knowles
Distribuidora: EMI Music Portugal
Elenco: John Lennon, George Harrison, Paul McCartney, Ringo Starr, Jessie Robbins, Ivor Cutler, Mal Evans
Classificação: 3 / 5


 VISIONE CALMAMENTE FORA DE HORAS

Extras: O filme pode ser visionado com comentários de Paul Mcartney que, juntamente com Ringo Starr, surgem depois num novo documentário sobre a criação deste projeto. Há ainda um feature sobre Ringo como ator e uma apresentação dos restantes nomes do elenco. Como extra surgem vários momentos musicais e cenas cortadas, como aquela em que vemos os Traffic a interpretar Here We Go Round The Mulberry.. 

* Uns génios...

 .

Sem comentários: