HOJE NO
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"
Porto
Largo da Cadeia da Relação vai chamar-se
"Amor de Perdição"
A Câmara do Porto aprovou hoje chamar “Amor de Perdição” ao largo fronteiriço da Cadeia da Relação e aceitar a doação da estátua “Amores de Camilo”, de Francisco Simões, para a colocar na Rua da Cadeia da Relação.
Na reunião camarária de hoje, o presidente da Câmara do Porto esclareceu que a rua Cadeia da Relação “está prevista para o lado direito da Cadeia da Relação”, junto ao Palácio da Justiça.
É lá que será colocada a estátua em mármore “Amores de Camilo”, que o escultor Francisco Simões doou à autarquia.
A proposta para chamar “Amor de Perdição” ao largo fronteiriço da Cadeia da Relação, aprovada por unanimidade pela Comissão de Toponímia, contou com a abstenção dos vereadores do PS.
Para Manuel Correia Fernandes, “a proposta não respeita o Código Regulamentar do Município em relação à toponímia, nomeadamente porque não foi feita a obrigatória consulta à junta de freguesia”.
“Porquê esse nome naquele sítio e porque não aquele sítio ter outro nome?”, questionou o socialista.
A decisão da comissão de toponímia, datada do dia 16, foi apresentada ao executivo pelo vereador do Urbanismo, Gonçalo Gonçalves, para que “seja dado o nome ‘Largo Amor de Perdição’ – 1862, ao largo fronteiriço à Cadeia da Relação.
O referido espaço é “limitado a sul pela cadeia da Relação, a norte pelo Jardim João Chagas e ladeada pelo Campo dos Mártires da Pátria”, na zona da Cordoaria, freguesia da Vitória.
*Uma justa homenagem a Camilo Castelo Branco
.
Sem comentários:
Enviar um comentário