21/09/2012

 .

HOJE NO
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

Nova sede do BCE vai custar 
mais de mil milhões

O custo do edíficio-sede que está a ser construído pela autoridade monetária para a Zona Euro derrapou em cerca de 40%. Custo dos materiais de construção e outras "dificuldades imprevistas" justificam o custo de cerca de 1,2 mil milhões de euros. 

Banco Central Europeu (BCE) anunciou hoje que o custo associado à construção da sua nova sede em Frankfurt derrapou para um total próximo de 1,2 mil milhões de euros. O custo derrapou 40% face ao orçamentado inicialmente.

O custo de construção das duas torres de 185 metros de altura vai agora em 530 milhões de euros, sendo que o custo total estimado em 2005 era de 850 milhões de euros. Contudo, o agravamento do preço dos materiais de construção deverá ser responsável por um desvio de 200 milhões de euros face ao custo estimado.

Além disso, há um desvio de outros 100 a 150 milhões de euros por conta “desafios imprevistos” à construção no local onde o BCE projectou o edifício. Por outro lado, a existência de um mercado histórico que necessitou de ser recuperado atrasou as obras em seis meses.

O anúncio do desvio nos custos de construção ocorre num momento “estranho”, lembra o “Financial Times”, já que a instituição faz parte da troika de credores internacionais que está a impor políticas de austeridade a Portugal, Grécia e Irlanda.

* "Dificuldades imprevistas" é o dinheiro que entra directamente para o bolso de responsáveis pela adjudicação da obra, é o dinheiro que "derrapa" para sítios indevidos. E são estes os "gajos" que integram a troika.

.

Sem comentários: