30/05/2012


 Concurso mundial de vinhos
. declara alentejano 
Poliphonia o melhor tinto 


Poliphonia Signature 2008. É este o melhor vinho tinto segundo os jurados do Concurso Mundial de Bruxelas, uma das maiores competições de vinhos do mundo. Na segunda, a organização anunciou os premiados e confirmou a vitória deste vinho alentejano, assinado pela Granadeiro. Portugal soma dez Grandes Medalhas de Ouro (todas para Alentejo e Tejo), perto de uma centena de medalhas de ouro e mais de centena e meia de prata.  
HENRIQUE GRANADEIRO

O Poliphonia Signature 2008 foi considerado o Melhor Tinto 2012 pelos jurados do Concurso Mundial de Bruxelas. A competição, uma das maiores do mundo, reuniu, entre 4 e 6 de Maio em Guimarães, um painel de provas internacional com membros de 48 países. No total, estiveram em análise 8397 vinhos e espirituosos de produtores de 52 países.

Portugal foi o quarto país que mais vinhos enviou: 925 amostras, das quais 552 eram vinhos tintos. A grande maioria era proveniente da região do Douro e Vinho do Porto (241), que, para surpresa de muitos, ficou de fora das Grandes Medalhas - o Alentejo enviou 194.

O vinho tinto alentejano elevado a melhor a concurso, o Poliphonia Signature 2008, é originário de vinhas de Reguengos de Monsaraz e São Mansos (ambas as localizações no distrito de Évora), sendo da autoria da Granadeiro Vinhos, de Henrique Granadeiro, que tem como enólogo Pedro Baptista. 


É um vinho engarrafado há cerca de dois anos, um dos topos-de-gama da chancela, e que possui “bastante estrutura e bastante concentração", disse o enólogo à Lusa. "Evolui muito bem em garrafa", sublinhou.

A série a que pertence este tinto, vinhos Poliphonia, homenageia "um dos mais ilustres proprietários do Monte dos Perdigões" (onde está instalada a adega da marca), o compositor Luís de Freitas Branco, que por ali viveu por volta de 1920 e onde compôs diversas obras. Os Poliphonia, refere a Granadeiro Vinhos, "representam, em toda a linha, a visão do autor recorrendo às vinhas mais velhas" das propriedades. 

Poliphonia Signature 2008
Preço: €185.31
(Pack 6 Garrafas)

O vinho, a partir das castas Alicante Bouschet e Syrah, tem maturação em carvalho francês ("18 meses em barricas novas de carvalho francês seguido de um ano em garrafa") e é resumido como possuidor de "aroma de grande complexidade e boa intensidade dominado por notas de fruta em compota, réglisse, pimenta preta e cera de móveis, "na boca apresenta muito boa estrutura, com taninos maduros e sedosos". Um "vinho de grande elegância", com final "longo e equilibrado", lê-se na informação sobre o Poliphonia.

O enólogo Pedro Baptista, que se especializou em enologia em França (na École Supérieure d´Oenologie em Montpellier), está na empresa desde 2002 , tendo iniciado os seus trabalhos na Fundação Eugénio de Almeida na vindima de 1994. Conta com a enóloga Margarida Barrancos Vieira como colaboradora e é, actualmente, o responsável pelos vinhos de ambas as empresas, além de enólogo da Adega da Cartuxa.
PEDRO BATISTA "O MÁGICO"

A ligação de Pedro Baptista a Granadeiro já data dos tempo da Fundação, visto que Henrique Granadeiro, desde 2001 na liderança do projecto Granadeiro Vinhos, esteve antes à frente da Eugénio de Almeida no lançamento de vinhos muito celebrados, casos dos Cartuxa ou Pêra-Manca.





Vencedores do 19º Concurso Mundial de Bruxelas
Melhor Tinto: Poliphonia Signature 2008 (Vinho Regional / Alentejo - Portugal) 
Melhor Rosé: Theopetra Estate Rosé 2011 (Meteora - Grécia)
Melhor Branco: Hacienda Zorita Verdejo 2011 (Rueda - Espanha)
Melhor Espumoso: Joly-Champagne Cuvée Spéciale (Champagne - França) 
Melhor Espirituoso: La Botija Pisco Italia 2011 (Chincha - Peru) 
Melhor Vinho Doce: Samos Nectar White 2008 (Samos - Grécia) 

Dez Grandes Medalhas de Ouro lusas

Além da vitória do Poliphonia, Portugal somou 297 distinções, incluindo dez Grandes Medalhas de Ouro (repartidas apenas entre as regiões Alentejo e Tejo), perto de uma centena de medalhas de ouro e mais de centena e meia de prata. Os vencedores da distinção máxima (Grande Medalha de Ouro) neste nível são:

Cardal 2010 (Tejo, Vinho Regional, Quinta da Alorna)
Encostas de Estremoz Reserva 2009 (Alentejo, Encostas de Estremoz)
Herdade das Servas Touriga Nacional 2008 (Alentejo, Serrano Mira)
Monsaraz Premium 2008 (Alentejo, Carmim)
Monte das Servas Colheita Seleccionada Tinto 2009 (Alentejo, Serrano Mira)
Palpite 2008 (Alentejo, Vinho Regional, Fita Preta Vinhos)
Poliphonia Signature 2008 (Alentejo, Vinho Regional, Granacer)
Portal da Águia 2010
(Tejo, Vinho Regional, Quinta da Alorna)
Quinta da Lagoalva Castelão & Touriga 2010 (Tejo, Vinho Regional, Sociedade Agricola Qta Lagoalva de Cima)
Quinta S. Joao Batista 2010 (Tejo, Tomar, Enoport - United Wines)



IN "FUGAS/PÚBLICO"
14/05/12 


NR: O vinho premiado  é um topo de gama, a Casa Granadeiro produz um excelente vinho de mesa tinto o "VALE DO RICO HOMEM" que está à venda em pacotes de 3 litros por menos de 9 €. Este blogue não faz publicidade a nenhum produto mas não tem pruridos em  fazer propaganda do que se faz muito bem em Portugal.

.

.
.

Sem comentários: