HOJE NO
"i"
Mulheres em cargos de chefia aumentam produtividade das empresas
Igualdade de género "pode promover uma tensão criativa”
A integração das mulheres no mundo empresarial pode levar ao aumento da produtividade e criatividade das empresas. A conclusão é retirada de um debate organizado pela Câmara do Comércio América em Portugal (AmCham Portugal), em conjunto com a European Professional Women’s Network (EPWN).
“Uma melhor diversificação de mulheres e homens nas funções desempenhadas e um maior equilíbrio na tomada de decisão pode originar vantagens competitivas, melhorar a produtividade e a criatividade dos colaboradores, atraindo mais clientes”, explica Graça Didier, secretária-geral da AmCham Portugal.
Para a responsável, o facto de as empresas exercerem a sua actividade num mundo multicultural, heterogéneo e imprevisível leva a que seja imprescindível o recurso à criatividade e à perspicácia.
Graça Didier defende ainda que “a igualdade do género correctamente gerida pode promover uma tensão criativa e uma cultura aberta”, acrescentando que “será mais fácil de alcançar os desafios se os conhecimentos dos trabalhadores forem diversificados”.
Por essa razão, a responsável considera que os países e as empresas necessitam de novas políticas de inclusão de modo a integrar as mulheres, tratando todas as pessoas da mesma maneira.
“As empresas reconhecem que a falta de compreensão da diversidade é um risco com custos demasiado elevados e que a valorização das diferenças equivale a reconhecer que homens e mulheres têm diferentes papéis sociais e trabalham em diferentes áreas e posições sociais. Por isso mesmo, possuem diferentes experiências, valores e perspectivas que podem beneficiar a empresa”, concluiu Graça Didier.
* Por trás de uma mulher com valor há sempre um homem disponível...
.
Sem comentários:
Enviar um comentário