30/05/2012

 .

HOJE NO
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

Negócios no comércio a retalho 
duplicam queda em Abril 

Dados revelam agravamento da contracção da actividade no comércio a retalho. 

 O índice de volume de negócios no comércio a retalho caiu 9% em Abril, por comparação com o mesmo mês do ano passado, duplicando a queda homóloga de 4,5% registada em Março. A amplitude da contracção homóloga foi maior nos produtos não-alimentares (-10,3%) do que nos alimentares (-7,8%), embora, face ao mês anterior, o agravamento tenha sido semelhante (4,5 e 4,6 pontos percentuais, respectivamente). 

 O comércio a retalho tem sido dos sectores mais castigados pela fortíssima retracção no consumo privado, com reflexos negativos não apenas no volume de negócios, mas também no emprego e nas remunerações asseguradas pelo sector. 

Revela o INE que também os índices de emprego, do número de horas trabalhadas e das remunerações, apresentaram taxas de variação homóloga negativas, de -7,3%, de -6,0% e de -3,7%, respectivamente. 
QUANDO O GALO CANTAR 
A ECONOMIA MELHORARÁ

Medidas pelos indicadores qualitativos, também hoje divulgados pelo INE, as perspectivas para o sector estarão a estabilizar-se, tendo o indicador de confiança no comércio a retalho passado de -23,1 em Abril para -20,1 em Maio. 


 * Esperemos que não seja uma surpresa para o governo como foram os números do desemprego.

.

Sem comentários: