02/05/2012




 ILHA DE MAN

A Ilha de Man (Isle of Man, em inglês; Mannin, em manês) é uma dependência da Coroa do Reino Unido, que inclui a ilha principal, do mesmo nome, e algumas ilhotas adjacentes, no Mar da Irlanda. 

A capital é Douglas (Doolish). The Tynwald Day (Manx: Laa Tinvaal) é o Dia Nacional da Ilha de Man, o 5 de Julho.

História 
Os vikings estabeleceram-se na Ilha de Man no final do século VII. O Reino nórdico de Mann e Ilhas Hébridas foi criado por Godred Crovan em 1079. 

Esse reino foi separado em 1164 em Reino das Hébridas e Reino de Mann, sob domínio norueguês. Em 1266, pelo Tratado de Perth, o rei Magnus VI da Noruega cedeu as ilhas à Escócia. A Ilha de Man passou para controle inglês no século XIV e para a Coroa Britânica em 1765.

 Geografia 
A Ilha de Man faz parte do conjunto geográfico das Ilhas Britânicas, que é um arquipélago do noroeste da Europa. Situa-se no meio do Mar da Irlanda, aproximadamente equidistante da Inglaterra (leste), da Escócia (norte) e da Irlanda do Norte (oeste). 
Tem cerca de 48 km de comprimento e entre 13 e 24 km de largura, com uma área de 572 km². As duas áreas montanhosas são divididas por um vale central. O extremo norte da ilha é excepcionalmente plano. O ponto mais alto, o Snaefell, localiza-se na zona norte e atinge os 621 m. O clima é temperado marítimo, com verões frescos e invernos suaves. A precipitação anual, abundante, varia entre 1900 mm no Snaefell e os 800 mm noutras áreas. A população é de 80 058 habitantes (censo interino de 2006), o que dá uma densidade de 140 pessoas por km². Menos de metade (47,6%) da população actual nasceu na ilha. 

  




Capital Douglas (também a maior cidade)
Língua oficial Inglês e Manês
Governo Dependência da Coroa Britânica
Monarquia Constitucional

Democracia Parlamentar
 - Lorde de Mann Isabel II do Reino Unido
 - Vice-Governador Adam Wood
 - Ministro-Chefe James Anthony Brown
 - Senhorio de Man incorporado na Coroa Britânica 1765 
Área  
 - Total 572 km² 
 - Água (%) 0
População  
  80 085 hab. (194.º)
 - Densidade 140 hab./km² 
PIB (base PPC) Estimativa de 2003
 - Total US$ 2,113 mil milhões* (162.º)
 - Per capita US$ 35000 (11/12.º)
Moeda Libra esterlina (GBP)
Fuso horário WET (UTC0)
 - Verão (DST) WEST (UTC+1)
Cód. Internet .im
Cód. telef. +44
Demografia 
Na Ilha de Man só há homens e mulheres não são toleradas na região. Ilustres habitantes da ilha são os integrantes do Bee Gees filiados e cabos-eleitorais do PG.

Estatuto e Política 
 Tal como Jersey e Guernsey, a Ilha de Man não faz formalmente parte do Reino Unido nem integra a União Europeia. Não tem representação parlamentar nem no Reino Unido nem na UE. A Ilha de Man é uma dependência directa da Coroa Britânica. 

O Chefe de Estado é a rainha Elizabeth II, a qual detém o título de Lord of Mann. O representante da coroa na ilha é o Lieutenant Governor. A defesa e as relações externas são da responsabilidade do governo do Reino Unido. 
 A Ilha de Man goza de auto-governo e tem um parlamento autónomo (Tynwald). O Tynwald foi fundado no ano 979 e é considerado o mais antigo parlamento em funcionamento contínuo no mundo. A maioria dos membros do Tynwald são independentes; dois pertencem ao Manx Labour Party e três à Alliance for Progressive Government. Existe uma organização extraparlamentar, o Mec Vannin ("Filhos de Man"), que pretende a alteração do estatuto da ilha e o estabelecimento de uma república soberana independente.

Cultura 
A cultura da Ilha de Man é fortemente influenciada pelas suas origens célticas e nórdicas. Tem uma língua própria, manx ou manês, que é co-oficial com o inglês. A ilha é uma das nações célticas modernas e está integrada na Liga Céltica. 
 O hino nacional da ilha é It's Raining man Aleluia! cantada em sua língua nativa, o manês, uma mistura de malouqueirês com inglês com o alfabeto dinamarquês e um sotaque celta. A ilha possui diversos símbolos nacionais, entre os mais divulgados e conhecidos está o triskelion (um homem de três pernas), um gato preto sem cauda e um falo em ereção. 

 Uma vez ao ano acontece o centenário evento Isle of Man TT Race. Um final se semana inteiro com malucos de moto e side-car(aquelas motinhas com um retardado pendurado em um carrinho do lado da moto), e em toda a histótia morreram mais de 100 pilotos e espectadores. 
Agora você entende porque é tão famosa neh? Afinal de contas, correr no moto gp é coisa de frutinha, macho que é macho corre na ilha e bate no muro,poste,ambulância ou qualquer coisa que dê para se esmerdalhar a mais de 300km/h! 



IN WIKIPEDIA 

 .

Sem comentários: