02/05/2012



HOJE NO
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"

Começa segunda Comissão Parlamentar de Inquérito sobre banco nacionalizado 
BPN conhece nova etapa

 A nova comissão de inquérito ao processo de nacionalização, gestão e alienação do BPN é presidida pelo socialista Vitalino Canas.
 
 As audições da segunda Comissão Parlamentar de Inquérito sobre o caso BPN arrancam, hoje, praticamente três anos depois do fim da primeira comissão e enquanto se arrastam ainda sem fim o vista vários processos nos tribunais. 
Os trabalhos da primeira comissão dedicada ao BPN no Parlamento foram dados por encerrados já perto da uma hora da manhã de 8 de julho de 2009, seis meses e 54 audições após o seu início, depois de o relatório final ter sido aprovado com os votos a favor do PS (que então governava com maioria absoluta) e os votos contra dos restantes grupos parlamentares (PSD, PP, PCP e BE).
 
 De resto, a sessão de encerramento dos trabalhos da comissão foi, porventura, a mais pacífica de todas as que tiveram lugar, tendo sido inclusivamente marcada pelos piropos então dirigidos por vários deputados ao responsável pelo relatório final, a então deputada socialista Sónia Sanfona. 
Mas o tom ameno que marcou o fim da primeira comissão foi mesmo a excepção, já que durante os trabalhos foram inúmeras as trocas de acusações políticas entre os diferentes partidos, que se refletiram nas reações ao relatório final. Neste, as conclusões sobre as causas que levaram ao regresso das nacionalizações em Portugal dizem que a excessiva concessão de crédito a empresas do grupo, empréstimos sem garantias e contratos e pagamentos em dinheiro vivo a colaboradores, e negócios 'megalómanos', da Sociedade Lusa de Negócios (SLN), que era a dona do Banco Português de Negócios até à sua nacionalização no final de 2008, foram os responsáveis pela deterioração do banco fundado por Oliveira e Costa. 

Após a conclusão dos trabalhos, o relatório final foi enviado para a Procuradoria-Geral da República (PGR) 'para que sejam perseguidos os criminosos', segundo anunciou na altura o deputado socialista Ricardo Rodrigues. Desde então, dezenas de processos relacionados com o caso BPN deram entrada nos tribunais, mas ainda não houve qualquer desfecho em nenhum deles. 


* O deputado Vitalino Canas irá certamante garantir a inocência de todos os suspeitos e ainda proporá um voto de louvor à acção conjunta de Socrates, Teixeira dos Santos e Vitor Constâncio! Que nojo.....


.

Sem comentários: