02/05/2012

.



HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Governo estuda nova lei para permitir às famílias entregar casas à banca 

Executivo analisa decisão do tribunal de Portalegre e pondera criar legislação para casos semelhantes. Um grupo de trabalho - composto por uma equipa conjunta dos ministérios das Finanças, da Economia, da Justiça e do Banco de Portugal- está a analisar a decisão do Tribunal de Portalegre. 
 Segundo sabe o Diário Económico, o Executivo pondera a possibilidade de avançar com um enquadramento legislativo para regular situações semelhantes à noticiada nos últimos dias. Recorde-se que a decisão de um juiz do Tribunal de Portalegre trouxe para a ribalta a possibilidade de a entrega de um imóvel ser suficiente para saldar a dívida à banca em resultado do incumprimento do crédito. 

O processo em causa, noticiado pelo "Diário de Notícias", é relativo a um empréstimo de 117.500 euros contraído em 2006 por dois clientes. 

Quando estes não conseguiram cumprir com o pagamento das prestações, o banco adquiriu o imóvel pelo mínimo estipulado por lei - 70% do empréstimo. Como existia uma diferença entre o valor a que o imóvel foi avaliado aquando do empréstimo, e o montante pelo qual o banco o adquiriu, 46.356 euros, a instituição financeira entendeu que esse montante continuava em dívida. O Tribunal não entendeu assim e sentenciou que a casa seria suficiente para saldar a dívida. 

Várias associações de defesa dos consumidores aplaudiram a sentença que resultou deste caso e apelam precisamente para que o Governo avance com um enquadramento legislativo adequado a este tipo de situações. Aliás, o grupo de trabalho criado pelo Governo vai ao encontro das iniciativas que foram tomadas por vários partidos com assento parlamentar.

 Foi o que aconteceu com o Bloco de Esquerda que já entregou no Parlamento um projecto que propõe, precisamente, que a entrega da casa ao banco salde a totalidade do empréstimo. Também o PSD e o CDS confirmaram ao Diário Económico que estão a estudar soluções para ajudar as famílias que entrem em incumprimento no pagamento das casas à banca. 


* Foi preciso um juíz dar o exemplo para o governo pensar, precisamos deste governo em que as únicas jogadas de antecipação são para nos ir aos bolsos???
Já estamos no tempo em que se entrega o trem de cozinha, o LCD, as consolas, etc, etc,.


.

Sem comentários: