02/02/2019

.
NA COZINHA/37
 TRUQUES QUE FACILITAM
OS PRIMEIROS SEIS

1. Descubra se comprou ovos frescos ou estragados
Os ovos são essenciais para fazer vários pratos, além de serem muito saudáveis. Se você tem o hábito de comê-los todos os dias, vai gostar de saber que é possível descobrir qual é o nível de qualidade deles antes de comer.
 .

 Para fazer isso, encha um pote com água e coloque os ovos dentro. Se algum subir para a superfície, descarte, pois está estragado. Dos que ficarem no fundo, observe a posição de cada um.
Aquele que ficar deitado de lado é o mais fresco. O que fica com a ponta inclinada para baixo já tem uma semana de prateleira. E o que fica com a ponta totalmente virada para baixo, na vertical, está beirando um mês de aniversário.

2. Cozinhe ovos dourados 

Já viu um ovo cozido todo amarelo? Fica bem bonito e você pode usar para dar um toque especial aos seus pratos. Para que o ovo cozido fique bem amarelinho, agite-o antes de colocar para cozinhar. A intenção é misturar a clara com a gema e o resultado vai surpreender.

3. Cozinhar vários ovos de uma só vez 
 Aqui vai outra dica de truques de cozinha para quem ama ovos e come não só um, mas vários por dia. Essa dica é especial para aquele dia em que o gás acaba e você precisa recorrer às alternativas, como o forno elétrico.
Para cozinhar muitos ovos de uma vez você só precisa ligar o forno a 160 °C e colocar os ovos lá dentro por 15 minutos. Pronto, ovos bem cozidos sem precisar de água nem de gás.

4. Faça cubos de gelo muito mais rápido 
Se tem uma situação frustrante é você ir ao congelador pegar cubos de gelo para sua bebida e perceber que as forminhas estão todas vazias. 
 .
Não tem outra alternativa senão colocar água da torneira ou do filtro nelas e esperar um tempão para que solidifiquem. Quer dizer, tem sim.
A dica esperta para acelerar a formação do gelo e poder usá-lo bem antes do tempo comum é ferver a água antes de levar ao congelador. Sim, pode parecer contraditório, mas faz sentido e funciona. Então, o primeiro passo é colocar a água para ferver. Espere alguns segundos, cuide para não se queimar, e coloque a água nas forminhas.
Leve para o congelador e confira como estão na hora seguinte. Esse processo funciona por que a água quente resfria de forma mais homogênea e fica com menos gás do que se usar a água em temperatura ambiente.

5. Use limão para deixar o peixe grelhado mais gostoso
 Vai fazer um peixe no forno e quer que ele fique mais gostoso? Então faça mais um dos bons truques de cozinha. Coloque uma cama de rodelas de limão na grelha e ajeite a posta de peixe por cima. Deixe-o assar assim, sobre o limão, e confira o sabor depois.
 
6. Extraia mais sumo do limão e com mais facilidade 
Se você não tem um espremedor elétrico de suco ou uma centrífuga, e sempre precisa espremer o suco na mão, essa é uma dica muito útil. 
 .
Ao invés de ficar fazendo força no espremedor manual, prepare a fruta antes de abri-la. Aliás, não só para o limão, essa dica também serve para a laranja.
Você só vai precisar massagear a fruta por alguns minutos, apertando, rolando em uma superfície, fazendo com que os gominhos dentro dela de abram e o suco fique solto. Mas tome cuidado para não esmagar demais e rachar a casca. Quando a fruta estiver bem mole, abra ao meio e aperte para extrair o suco que já vai estar prontinho.

FONTE:





.

Sem comentários: