02/04/2018

.
HOJE NO 
"OBSERVADOR"
Tem um pato de borracha no banho? 
Por dentro tem milhões de bactérias

Há quem os tenha como companheiros de banho, mas o interior dos patos amarelos de borracha está coberto de fungos e bactérias perigosos para a saúde, como a legionella.

Um estudo do Instituto Federal Suíço das Ciências Aquáticas e Tecnologia mostra que o interior dos patos amarelos de borracha que algumas pessoas utilizam no banho está repleto de microrganismos que podem ser prejudiciais para a saúde. Um brinquedo de 11 semanas pode ter entre cinco e 75 milhões de células de bactérias ou fungos por cada centímetros de borracha. São esses microrganismos que vemos serem expelidos pelas linhas de junta do pato de borracha quando os apertamos.
 .
O PATARECO PARTIDO AO MEIO
Tanto quanto concluíram os cientistas, mais de 80% dos brinquedos de borracha estudados tinham grandes quantidades de bactérias que, se infetarem o humano, podem evoluir para infeções. É o caso de bactérias como a Legionella ou Pseudomonas aeruginosa. Além disso, 60% dos patos de borracha também continham espécies de fungos que, misturados com as bactérias dos brinquedos, deixam-nos repletos de um bolor que pode ser prejudicial à saúde.

Para uma pessoa saudável, embora esses microrganismos possam ser perigosos para a saúde, raramente evoluem para doenças graves. No entanto, se estas bactérias ou fungos infetarem pessoas com sistema imunitário fragilizado, o problema pode ganhar proporções maiores. De acordo com Frederik Hammes, autor do estudo, estar em contacto com estes microrganismos “pode fortalecer o sistema imunitário, o que pode ser positivo, mas também pode resultar numa infeção nos olhos, ouvidos ou doenças gastrointestinais”.

O remédio não está em limpar os brinquedos de cada vez que os utiliza no banho, mas antes em comprar os patos amarelos de marcas que utilizem borracha de melhor qualidade.

* Não se lavem com a legionela....


.

Sem comentários: