02/04/2018

.
HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"
Monumentos com guia 
para surdos e invisuais

Livro em braille explica história das igrejas de S. Victor, Senhora-a-Branca e Guadalupe.

A ideia é divulgar o património da freguesia, levando os muitos turistas que visitam a cidade de Braga a conhecer os monumentos que estão, por norma, fora dos circuitos habituais de visita.
.
A esta ideia, o programa de Junta de S. Victor, ‘S. Victor de Portas Abertas’, juntou a necessidade de tornar acessível a todos a visita às três igrejas da freguesia. Por isso, foi criado um livro em braille, com a história das igrejas de S. Victor, Senhora-a-Branca e Guadalupe, para que os invisuais as possam conhecer. Em todos os templos está também disponível toda a história em linguagem gestual para a comunidade surda.

O projeto, que já está disponível, resulta de uma parceria entre a junta de freguesia e a escola profissional Profitecla. Os alunos desta instituição são os guias destas visitas, que dão a conhecer a história de cada monumento. "Temos um produto turístico de excelência, com fatores capazes de competir com o melhor do património bracarense", disse o presidente da Junta de Freguesia de S. Victor, Ricardo Silva, em entrevista ao ‘Correio do Minho’.

O autarca destaca "a azulejaria barroca que pode ser vista na Igreja de S. Victor, assim como a história de valor incalculável da igreja da Senhora-a-Branca e o culto da Senhora de Guadalupe".

Para Ricardo Silva, a parceria com a escola profissional constitui "uma oportunidade de ouro" para manter de portas abertas alguns monumentos que tradicionalmente estariam fechados. Ricardo Silva adianta que, no próximo ano, as visitas acessíveis a todos serão alargadas a outros dois pontos de interesse turístico na freguesia, que é a maior da cidade de Braga. S. Victor-o-Velho e a Capela das Convertidas serão os locais que terão também visitas guiadas.

* Ideia simplesmente genial, haja quem a copie!

.

Sem comentários: