13/09/2017

.

Não é todos os dias que se pode
 sobrevoar a misteriosa Pyongyang

Numa altura em que as tensões globais acerca do programa nuclear sobem de tom repetidamente, com provocações de parte a parte, o fotógrafo de Singapura Aram Pan foi autorizado a sobrevoar e filmar a capital do país. O resultado é impressionante.



Os vários testes nucleares e de mísseis da Coreia do Norte têm feito escalar as tensões à volta daquele que é considerado o país mais isolado do mundo. À medida que os governos e os jornalistas procuram saber mais acerca do alegado poderio nuclear da Coreia do Norte, outros aspetos do país permanecem envoltos em mistério. 

Foi com o intento de os dar a conhecer que o fotógrafo Aram Pan, de Singapura, pediu permissão ao Governo de Pyongyang para sobrevoar e filmar a capital. O pedido foi aceite e as imagens daí resultantes são impressionantes. 

Pontes, autoestradas, arranha-céus e muitas cores saltam à vista, tal como o Complexo Sci-Tech, que surge em primeiro plano cerca do minuto três do vídeo. Mas o que é realmente impressionante é o facto de não se vislumbrarem quaisquer pessoas e muito poucos automóveis a circular nas estradas, uma situação inesperada para uma cidade que – escreve o The Indenpendent – deverá ter cerca de 2,6 milhões de habitantes.

Pan, que integra o projeto DPRK360, que tem como objetivo divulgar imagens e vídeos da Coreia do Norte, para dar a conhecer o país à comunidade internacional, afirma no seu canal de YouTube ser “uma coisa rara, um estrangeiro ter permissão para sobrevoar e filmar Pyongyang, e ainda mais raro fazê-lo a bordo de um Piper Matrix PA-46 [a aeronave utilizada]”. 

IN" O JORNAL ECONÓMICO"
07/09/17


 .

Sem comentários: