13/09/2017

.


HOJE NO
  "DIÁRIO DE NOTÍCIAS/ 
/DA MADEIRA"


Lufinha chega a Oeiras e fixa novo recorde mundial de kitesurf em dupla

O recordista internacional da maior viagem em kitesurf sem paragens, o português Francisco Lufinha, chegou hoje a Oeiras e fixou um novo recorde mundial de travessa de kitesurf em dupla, ao percorrer 1.646 quilómetros.
.
Ao lado da alemã Anke Brandt, Lufinha partiu em 04 de setembro de Ponta Delgada, na ilha açoriana de São Miguel, e chegou hoje a Oeiras, dentro do período estimado de cinco a dez dias que tinha definido antes da partida.

“É muito gratificante ter atingido esta nova meta e ter definido um novo recorde mundial. Dez dias depois, conseguimos finalizar esta travessa extremamente dura, que exigiu muitíssimo de nós em termos físicos e psicológicos”, apontou, já na marina de Oeiras.

Lufinha elencou ainda os vários contratempos que surgiram durante a travessia, de pranchas partidas a ventos desfavoráveis, mas o resultado satisfaz ambos os tripulantes depois de uma “travessia muito exigente” pelo “fantástico mar português”, apontou Brandt,

A alemã, que ligou o Bahrain a Abu Dhabi, fazendo 489 quilómetros em cima de uma prancha de kitesurf em 30 horas, acompanhou Lufinha na travessia, que fixou um novo marco mundial.

A travessia entre o arquipélago dos Açores e o continente era a última ‘etapa’ do projeto de Francisco Lufinha, intitulado “Portugal é Mar”, que ligou todo o território nacional por mar em kitesurf.

Em 2013, Lufinha ligou o Porto a Lagos, em 2014 as ilhas Selvagens ao Funchal e em 2015 estabeleceu o novo recorde do mundo, unindo Lisboa à ilha da Madeira em 48 horas, percorrendo 874 quilómetros em kitesurf, juntando-lhe agora a ligação Ponta Delgada-Oeiras.

* Suspeitamos que este atleta tem no seu ADN segmentos de um grande  navegador português. Valentes Anke e Lufinha, - sr. Presidente vale uma medalhinha.

.

Sem comentários: