23/06/2017

.
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
O alerta de Stephen Hawking:
 "Estamos a ficar sem espaço, nem recursos. 
Temos de deixar a terra"

A razão para explorar o espaço é simples: Hawking acredita que "se a humanidade quer resistir mais um milhão de anos, o nosso futuro deve ser ir onde ninguém foi antes"

Não é a primeira vez que Stephen Hawking faz este alerta, mas o físico repetiu esta semana o apelo num festival na Noruega em que o tema eram as viagens espaciais: "Estamos a ficar sem espaço, nem recursos. Temos de deixar a terra."
 .
Na conferência, em que Hawking participou por Skype, o cientista incentivou os líderes presentes a investir para construir uma base lunar em 30 anos e também para chegar a Marte até 2025, planos muito ambiciosos.

A razão para explorar o espaço é simples: Hawking acredita que "se a humanidade quer resistir mais um milhão de anos, o nosso futuro deve ser ir onde ninguém foi antes". Isto porque as ameaças atuais, das alterações climáticas à pressão que os mais de sete mil milhões de pessoas vivas atualmente exercem sobre os recursos naturais do planeta, levando à desflorestação e extinção de espécies, são bem reais, argumenta. A conclusão? "Precisamos sair da Terra".

Apesar de a tecnologia atual ainda não permitir cobrir distâncias longas no espaço, o físico referiu que ao aumentar a velocidade seria possível atingir, por exemplo, um planeta similar à Terra localizado na estrela Alfa Centauri B, um dos projetos em que está envolvido.

Apesar da insistência nas viagens espaciais, o cientista não deixa de insistir na necessidade proteger o nosso planeta e considerou que a decisão de Donald Trump de retirar os EUA do acordo de Paris foi "a mais errada sobre as alterações climáticas que o mundo já viu".

*  Stephen Hawking é cientista reputado, dispensa apresentações, o aviso é sério e grave, deixemos de assobiar para o lado.

.

Sem comentários: