10/06/2017

.
ESTA SEMANA  NA 
"GERINGONÇA"

Eurostat: 
Crescimento português supera o
 das principais economias europeias

O crescimento da economia portuguesa no primeiro trimestre superou o das principais economias europeias. Portugal ficou assim à frente do Reino Unido, França, Itália, Alemanha e Espanha, com um crescimento em cadeia de 1,0%, claramente acima dos 0,6% registados em média na Zona Euro.
 .

 Já na comparação homóloga, Portugal também se destaca com o PIB do primeiro trimestre a crescer 2,8%, um dos mais elevados da região. Comparando com a média da Zona Euro (1,9%), o crescimento homólogo português no primeiro trimestre foi superior em quase um ponto percentual.

Segundo os dados ontem divulgados pelo Eurostat no seu boletim trimestral, a aceleração do crescimento do PIB ficou a dever-se sobretudo ao comportamento positivo do investimento, já que o comércio externo pesou de forma negativa. A formação bruta de capital fixo (que mede o investimento) da Zona Euro cresceu 6% em termos homólogos e 1,3% em cadeia. 

O consumo das famílias cresceu 1,9% em termos homólogos e 0,6% em cadeia. Já as importações (+7,1%) cresceram a um ritmo superior ao das exportações (4,6%).

* E nós à espera do diabo no chaparro da Lapa.

.

Sem comentários: