22/04/2017

.
ESTA SEMANA  NA 
"GERINGONÇA"


Síntese de conjuntura do INE mostra aceleração sustentada do investimento

A síntese de conjuntura revelada pelo Instituto Nacional de Estatística revela uma recuperação sustentada do investimento na economia nacional. O indicador de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), que é corrigido de sazonalidade, subiu em março de para 9,4%, mais 0,3 pontos percentuais que em fevereiro.
.

O indicador de investimento está em recuperação desde abril no ano passado, quando inverteu a sua trajetória descendente. Em agosto entrou em terreno positivo e no final de 2016 e início de 2017 tem dado sinais de franca aceleração aproximando-se dos dois dígitos.

A recuperação do investimento em construção tem sido decisiva. Este era um contributo que pesava sistematicamente de forma negativa no indicador e que passa agora contribuir de forma positiva. Ainda assim a componente de investimento que mais cresce é a de “máquinas e equipamentos” com 14,6%.

* Sócrates, Passos e Portas rebentaram com o país, Portugal está melhor mas não goza de boa saúde, saíu do coma mas ainda está nos cuidados intensivos.

.

Sem comentários: