HOJE NO
"RECORD"
"RECORD"
Suspeitas de doping mecânico
na edição de 2015
O assunto não é novo, mas ganha agora outros contornos, com suspeitas de
fraude na Volta a França de 2015. O doping mecânico volta à ordem do
dia, depois de no programa "60 Minutos" da cadeia de televisão
norte-americana CBS ter levantado o véu sobre o uso de motores na
referida prova. O documentário é baseado em vários depoimentos, que
explicam o uso de tecnologia nas bicicletas. Uma das equipas em quem
recaiu a suspeita é a Sky, precisamente a formação que dominou as duas
últimas edições, com triunfo do britânico Chris Froome.
O
engenheiro húngaro Istvan Vargas confirmou que se usaram bicicletas com
motores no Tour de 2015, mas sem referir nomes. Também o diretor da
Agência Francesa Antidopagem, Jean-Pierre Verdy, vai no mesmo sentido.
"Sim, é verdade. Em 2014 disseram-me que havia motores e que era um
problema. Em 2015, muita gente se voltou a queixar e disse: 'temos que
fazer alguma coisa'.
Verdy
acrescenta que pelo menos 12 ciclistas competiram com motores
escondidos na Volta a França de 2015. "O Homem tenta sempre encontrar
uma porção mágica", disse o engenheiro húngaro, tido como o 'inventor'
do doping mecânico.
Concretamente ao envolvimento da Sky, o programa da CBS avança que pelo menos no prólogo por equipas em Ultrecht as autoridades francesas terão detetado que as bicicletas da equipa britânica pesavam 800 gramas mais que as das outras formações, precisamente o peso que as bicicletas terão a mais com a presença de um motor.
A versão da Sky, dada no mesmo programa, refere que o peso a mais "se pode explicar para facilitar a aerodinâmica". A equipa sublinha ainda que "nunca recorreu a assistência mecânica".
Concretamente ao envolvimento da Sky, o programa da CBS avança que pelo menos no prólogo por equipas em Ultrecht as autoridades francesas terão detetado que as bicicletas da equipa britânica pesavam 800 gramas mais que as das outras formações, precisamente o peso que as bicicletas terão a mais com a presença de um motor.
A versão da Sky, dada no mesmo programa, refere que o peso a mais "se pode explicar para facilitar a aerodinâmica". A equipa sublinha ainda que "nunca recorreu a assistência mecânica".
* A vigarice é um desporto transversal a todas as modalidades! Já nos tínhamos pronunciado sobre este assunto a 27/01.
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