11/01/2016

.
HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"

Filho de Balsemão 
na liderança da Impresa

Francisco Pedro Balsemão, filho de Francisco Pinto Balsemão, é o novo presidente do grupo Impresa, substituindo no cargo Pedro Norton, que abandona a dona da SIC e do Expresso ao fim de 23 anos. A mudança será efetiva a partir de 6 de março, data na qual Norton, que assumiu a liderança do grupo em outubro de 2012, deixa de exercer funções. Aos 35 anos, Francisco Pedro será o presidente executivo mais jovem no PSI-20. 
.
Em carta enviada aos funcionários do grupo Pedro Norton escreve que deixar a Impresa foi "a decisão mais difícil" da sua vida profissional, adiantando que o seu "futuro é uma página em branco". "Sempre fui um homem livre e sinto, em consciência, e na sequência de um muito longo período de maturação, que é chegada a altura certa, para a Impresa e para mim, de fechar um ciclo e de abrir outro".

O gestor deixa elogios ao seu antecessor Francisco Pinto Balsemão, mas também ao seu sucessor, Francisco Pedro Balsemão. Também em carta, o fundador da Impresa revela que Norton lhe revelou esta intenção "há largos meses", com o intuito de "dedicar a sua vida profissional a outra áreas de atividade". "Procurei demovê-lo dessa opção", adianta. Contudo não teve sucesso nessa missão e acabou por propor a nomeação do seu filho, Francisco Pedro, que foi "aprovada por unanimidade" pelo conselho de administração. "O sucessor de Pedro Norton, Francisco Pedro Pinto Balsemão, é alguém em quem eu acredito, e não acredito nele apenas por ser meu filho e por, como eu, apostar na validade e importância das empresas familiares na economia portuguesa", escreveu. 

Francisco Pedro é licenciado em Direito, pela Universidade Nova de Lisboa, tendo concluído o Mestrado em Direito pela Universidade de Oxford (Inglaterra). Antes de chegar à Impresa, em 2009, tendo em 2012 integrado a Comissão Executiva com os pelouros de Recursos Humanos, Assuntos Jurídicos e Sustentabilidade, começou a sua carreira profissional em 2003, como advogado na Linklaters, em Lisboa, tendo mais tarde trabalhado como consultor de recursos humanos na empresa Heidrick & Struggles. 

* A "IMPRESA" é bom exemplo de empresa familiar, a alteração não é motivada por conflito, ainda bem que é um processo normal na vida duma sociedade.

.

Sem comentários: