14/11/2016

.


HOJE NO   
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
Porque é que a superlua acontece hoje?

A superlua desta segunda-feira será a maior e a mais brilhante do género desde 1948, mas já começam a surgir imagens de cortar a respiração antes do fenómeno da próxima noite.

Por definição, a superlua acontece quando a diferença entre os instantes de Lua cheia e do perigeu é menor do que um dia e oito horas. O perigeu lunar ocorre quando a Lua, no percurso da sua órbita, está mais próxima da Terra.
PORTO
Na segunda-feira, às 13.52 horas (hora de Portugal continental), a Lua estará em fase de Lua cheia, tendo passado pelo perigeu, a 356.508,987 quilómetros da Terra, às 11.22 horas. Os dois acontecimentos estão separados por duas horas e meia.


LISBOA
A última vez, segundo o OAL, que uma superlua se aproximou tanto da Terra foi a 26 de janeiro de 1948, quando a fase de Lua cheia ocorreu às 07:11 e atingiu o perigeu, a 356.460,526 quilómetros da Terra, às 11:18.

Uma superlua maior que a de segunda-feira só ocorrerá a 25 de novembro de 2034, quando a Lua cheia se aproximar mais da Terra, a 356.445,402 quilómetros.

De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa, a melhor altura para se observar, na segunda-feira, a superlua é quando nasce, às 17:49, uma vez que a Lua está próxima do horizonte, e "o aumento do seu diâmetro vai parecer ainda maior do que a ampliação de 14 por cento causada pela ocorrência de superlua".

As superluas são fenómenos frequentes, que sucedem todos os anos. Contudo, "nem todas terão o mesmo brilho e tamanho aparentes". O efeito extra de ampliação e brilho, quando a Lua está próxima do horizonte, "é apenas uma ilusão ótica", avisa o OAL.
.
COIMBRA
Este ano, já ocorreu uma superlua, a 16 de outubro. A 14 de dezembro, volta a acontecer outra. A mais expressiva, e "favorável para observar", é a de segunda-feira.

A fase de Lua cheia acontece quando há um alinhamento tipo Sol-Terra-Lua. Uma vez que a órbita da Lua é excêntrica, tal faz com que o satélite esteja umas vezes mais perto, outras mais longe, da Terra, em cada mês lunar, isto é, a cada 27,3 dias.
ELVAS
A distância média entre a Terra e a Lua, no perigeu lunar (ponto orbital da Lua mais próximo da Terra), é de 363.100 quilómetros.

* Explicação dada goze as  fotos.

.

Sem comentários: