13/10/2016

.
 
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS  
DA MADEIRA"
Movimento de Mulheres junta-se
a iniciativa para erradicar a pobreza

O núcleo regional Movimento Democrático de Mulheres (MDM) anunciou esta tarde que vai associar-se à iniciativa que o Movimento Erradicar Pobreza organiza na segunda-feira, na Praça do Carmo, no Funchal.
.
Numa nota assinada pela coordenadora regional do MDM, Sílvia Vasconcelos, explica que esta participação justifica-se por ser “importante reorganizar políticas e acções de cidadania que eliminem, revertam e sensibilizem para as causas económicas e sociais que estão na origem do aumento da pobreza e da desigualdade que a pobreza agrava”.

Esta organização lembra que em Junho de 2015 um estudo com dados do gabinete estatístico da União Europeia (Eurostat) concluiu que, em média, as mulheres portuguesas recebem pensões 31% mais baixas do que os homens. Em média, por mês, recebem uma pensão de 606 euros e os homens de 880 euros. Sublinhava também que as mulheres entre os 55 e os 64 anos de idade estão mais expostas à pobreza, com 55% de risco antes de transferências sociais, contra os 44% de homens com a mesma idade. “Esta questão torna-se ainda mais preocupante se tivermos em conta que as mulheres constituem a maior fatia da população no nosso país e na nossa Região, inclusive as mais velhas, devido à sua maior esperança”, conclui a nota assinada por Sílvia Vasconcelos.

* Mulheres determinadas na solidariedade

.

Sem comentários: