13/10/2016

.
HOJE NO  
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

Deputados exaltam-se depois de Bilhim
. revelar que foi escolhido por Seguro

Bilhim revela que a sua nomeação foi combinada entre Passos e António José Seguro. O PS não gostou e criticou o facto de o ex-presidente revelar conversas "secretas". PSD e CDS saíram em defesa do ex-presidente da Cresap. 

O antigo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, escolheu João Bilhim para presidente da comissão que organiza os concursos para dirigentes no Estado por indicação do então secretário-geral do PS, António José Seguro. A revelação, feita esta quinta-feira por João Bilhim no Parlamento, deu origem a reacções exaltadas, em particular por parte do deputado do PS Ascenso Simões.
 .
João Bilhim, que deixou de ser presidente da muito polémica comissão que organiza os concursos para dirigentes no Estado esta semana, está a ser ouvido na comissão de Orçamento e Finanças. Foi em resposta a uma pergunta da deputada do PSD que teve oportunidade de esclarecer como foi escolhido para o cargo, no início da legislatura da coligação PSD/CDS.

"Eu fui contactado pelo então primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, que me convidou para presidir a esta comissão e disse: 'senhor professor, o seu nome foi-me dado pelo dr. António José Seguro', afirmou Bilhim. O professor universitário acrescentou ainda que contactou o então secretário-geral do PS, que confirmou: ‘fomos nós que pusemos o seu nome’ .A declaração motivou uma troca acesa de palavras entre o deputado do PS, Ascenso Simões, e a presidente da Comissão, Teresa Leal Coelho.

Ascenso Simões começou por negar a declaração de João Bilhim. "Entendeu mal. Quando aqui nos vem dizer que o secretário-geral do PS o indicou aquilo que posso dizer é que podia ter dito: 'fui sondado' e tudo bem. Mas mesmo que tenha sido assim quero-lhe dizer que o senhor hoje fez um mau serviço à Cresap e a si próprio". "Vir à Assembleia contar conversas de natureza particular e secreta é um dos maiores erros que pode fazer a si e que pode fazer à Cresap", sentenciou.

Teresa Leal Coelho, presidente da comissão parlamentar, tomou então a palavra para insistir na seguinte ideia: a forma de escolha do presidente da Cresap foi na altura divulgada publicamente, não constituindo propriamente um segredo. "Pode não ter sido maciçamente divulgado mas foi público", reiterou.

Uma intervenção que levou a um protesto de Ascenso Simões, que acabou por pedir a palavra em "defesa da honra".

João Bilhim, por seu lado, referiu de forma clara que nunca aceitaria o cargo sem a aprovação de António José Seguro porque é militante do PS. "Eu era militante do PS", começou por referir, salientando que nunca votou no PSD e no CDS. "Não poderia de maneira nenhuma aceitar este cargo se o meu secretário-geral não me dissesse alguma coisa", argumentou, sugerindo que isso seria "traição".

* Conversas de faca e alguidar são normais na A.R. e muitos socialistas são excelentes intérpretes.

.

Sem comentários: