28/10/2016

.

HOJE NO
  "DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Túmulo de Jesus 
exposto pela primeira vez

A pedra de mármore que cobre a caverna onde Jesus Cristo terá sido sepultado após a crucificação foi retirada

O túmulo onde, segundo a tradição cristã, Jesus Cristo foi sepultado, foi exposto pela primeira vez. Situado na Igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém, Israel, o local está a ser alvo de um trabalho de restauro que implicou a remoção da pedra mármore que cobre a caverna desde, pelo menos, o ano de 1555.
 .
"A pedra mármore que cobre o túmulo foi retirada e ficámos muito surpreendidos com a quantidade de material de enchimento que encontrámos", confessou Fredrik Hiebert, arqueólogo residente da Sociedade National Geographic, parceira do projeto de restauro orçado em 3,6 milhões de euros, à revista.

A retirada da pedra constituía, segundo a responsável pela equipa, Antonia Moropoulou, um momento-chave para o restauro, sendo que todos os trabalhos estão a ser documentados de forma a que no futuro quem os venha a analisar se sinta como se estivesse no interior do túmulo.

O alegado túmulo está situado no interior de uma edícula (pequeno templo), ela própria alvo de trabalhos entre 1808 e 1810 na sequência de um incêndio. Tanto o túmulo como a edícula estão agora a ser restaurados por uma equipa de cientistas da Universidade Técnica de Atenas, na Grécia, que já foi responsável pelo restauro da Acrópole, na capital grega, e da Basílica de Santa Sofia, em Istambul, Turquia.

* Mais uma notícia dolorosamente folclórica, a verdade histórica é nula.

.

Sem comentários: