17/07/2016

.

ESTA SEMANA NO
  "DINHEIRO VIVO"
Wang Jianlin é o novo dono disto tudo
E ainda só está a começar

A fortuna de Jianlin está avaliada em 29 mil milhões de euros, o que faz dele o homem mais rico da China e o 18.º da lista de milionários da Forbes.

O seu nome começou a ser falado quando, em 2013, desembolsou mais de dois mil milhões de euros para comprar a segunda maior cadeia de salas de cinema nos EUA. A partir daí, Wang Jianlin passou a ser notícia constante nas primeiras páginas dos jornais: do desporto ao cinema, o homem mais rico da China já gastou milhares de milhões de dólares para fazer crescer o império. E não vai ficar por aqui. O próximo alvo? A Paramount Pictures. 
 .
Nascido em 1954, o mais velho de cinco irmãos, Wang Jianlin é filho de um militar considerado um herói do Exército Vermelho. Desde os 15 anos, e durante 16, Jianlin seguiu as pisadas do pai e serviu o exército, até ser dispensado, na década de 1980. Foi nessa altura que se tornou deputado pelo Partido Comunista da China, na cidade de Dalian, no norte do país, até decidir que fazer parte do governo também não era o que queria para si.

Aceitou então um emprego como promotor imobiliário e rapidamente chegou a gerente da empresa, fazendo fortuna a aproveitar a crise financeira para comprar propriedades a preços baixos, renová-las e vendê-las a preços superiores. Desde 1989 que é o chairman do Dalian Wanda Group, um conglomerado multinacional que atua em setores que vão desde o imobiliário ao entretenimento. 

Hoje faz parte de uma lista restrita de 62 pessoas que detêm a mesma riqueza que metade da população mundial, com uma fortuna estimada em 33 mil milhões de dólares. Ou seja, 29 mil milhões de euros, mais de um terço do resgate da troika a Portugal. 

5 mil milhões só na Europa 
Só na Europa, só nas aquisições mais mediáticas, o magnata chinês já investiu mais de 5 mil milhões de euros. Começou com o Atlético de Madrid, no arranque de 2015. Pagou 45 milhões de euros para ficar com 20% do capital do então campeão espanhol. Passado apenas um mês, adquiriu a Infosport Sports & Media, empresa que gere os direitos de media de eventos desportivos, por 1,05 mil milhões de euros. 
Mais recentemente, a AMC Theatres, detida pelo grupo Wanda, comprou o grupo britânico Odean & UCI Cinemas, presente em Portugal no El Corte Inglés de Lisboa, no Dolce Vita Tejo e no Arrábida 20, por 1,08 mil milhões. O maior investimento que fez até agora na Europa foi o Europacity. Anunciado no final de fevereiro, este mega complexo cultural de turismo e lazer será construído em Paris e vai custar 3 mil milhões de euros – é o maior investimento deste género em França, desde a construção da Eurodisney, em 1992. O complexo começa a ser construído em 2019 e cobre uma área de 760 mil m2 contando com um parque de diversões, palco para espetáculos, hotéis, centro de negócios e de conferências. 
Em carteira, tem ainda aquela que poderá ser a maior revolução no futebol dos últimos tempos. Jianlin está a negociar a criação de um novo campeonato de clubes europeus, para rivalizar com a Liga dos Campeões. A ideia é que o torneio conte com, pelo menos, 40 equipas, a maioria das principais ligas (Inglaterra, Alemanha, França, Espanha e Itália). O brinde? Garante ganhos financeiros superiores aos que a UEFA paga atualmente. 

Paramount é o novo alvo 
 Jianlin não se fica pela Europa. Nos EUA, além da AMC Entertainment Holdings, também já comprou o estúdio Legendary Entertainment, que está por trás de êxitos como Parque Jurássico, por 3,1 mil milhões de euros. E na China, o grupo inaugurou no mês passado o Wanda City, um parque temático na cidade de Nanchang, no sul do país, num investimento de 2,6 mil milhões de euros. Quer concorrer com o parque da Eurodisney em Xangai. 
 E não vai ficar por aqui. O próximo alvo é a Paramount Pictures, um dos maiores estúdios de Hollywood. O grupo Wanda está a negociar a compra de 49% da produtora de filmes como Titanic ou Forrest Gump numa operação que avalia a Paramount entre 7 e 9 mil milhões de euros. Jianlin irá pagar do seu bolso entre 3,5 e 4,9 mil milhões. 

* Um comunista exemplar, na melhor tradição do pragmatismo chinês.

.

Sem comentários: