30/06/2016

.
HOJE NO
"RECORD"

Sara Moreira lidera lista do Europeu

Sara Moreira, que detém o melhor tempo de qualificação (marca obtida em 2015 ou 2016) entre as inscritas nos 10.000 m, é a atleta portuguesa teoricamente em melhor posição para brilhar no Europeu de Amesterdão que se inicia na próxima quarta-feira. 
 .

A atleta sportinguista obteve 31.12,93 no Troféu Ibérico da época passada e parte assim como uma das favoritas naquela que será a única final no primeiro dia da competição. A sua principal adversária será certamente a turca Yasemin Can, que era queniana até maio do ano passado e que fez esta época 31.30,58. Das atletas com melhores tempos (entre as quais está também Dulce Félix) só não irá ao Europeu a holandesa Susan Kuijken.

Nelson Évora é também o primeiro na lista, no triplo, com os 17,52 que lhe deram a medalha de bronze no Mundial do ano passado. São nove os atletas com mais de 17 metros entre 2015 e 2016 e, destes, apenas o francês Teddy Tamgho, novamente lesionado com gravidade, estará ausente. Os principais adversários do benfiquista serão o alemão Max Hess (17,14) e o francês Benjamim Compaoré (17,08), 2º e 3º, respetivamente, no Mundial de pista coberta deste ano (Évora foi 4º).

No triplo feminino, Patrícia Mamona e Susana Costa, ambas com 14,32, são oitavas nas listas europeias e todas as sete primeiras estarão em Amesterdão. E o mesmo se passa com Irina Rodrigues, 8ª no disco, com 63,96, que encontrará todas as sete que a antecedem no ranking. Já Cátia Azevedo tem o 12º tempo nos 400 m, mas quatro atletas que estão à sua frente estarão ausentes.


As esperanças lusas estão também na meia-maratona, prova na qual Sara, Dulce e Jéssica Augusto são das mais cotadas e Portugal é forte candidato ao pódio coletivo da Taça da Europa, entre os 16 países com o mínimo de três atletas. São também 16 as equipas que podem pontuar na prova masculina, na qual as aspirações nacionais são menores.

Já a equipa de 4x100 m detém o 9º tempo entre as 16 seleções, pelo que um lugar na final é objetivo bastante plausível.

* Tragam-nos alegrias.

.

Sem comentários: