20/06/2016

.
HOJE NO 
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
Governo quer que centenário das
. aparições tenha "brilho"

O ministro Adjunto, Eduardo Cabrita, afirmou esta segunda-feira em Fátima, Ourém, que o Governo vai dar "todo o apoio necessário" para que as comemorações do centenário das "aparições" de Fátima tenham "o maior brilho possível".

O ministro Adjunto referiu que o Governo vai, conjuntamente "com a autarquia, mas também com as instituições da Igreja, dar todo o apoio necessário" para que "as comemorações possam ter o maior brilho possível".
 .
O executivo tem vindo a trabalhar "naquilo que é necessário" em diferentes áreas, como as acessibilidades, a segurança e "a qualidade dos serviços disponíveis para todos aqueles que visitam Fátima", disse à agência Lusa Eduardo Cabrita, escusando-se a adiantar pormenores.

A dimensão "do bom acolhimento que todos devem ter em Fátima", bem como a segurança e a afirmação "da dimensão cultural e do impacto para o país" deste fenómeno não podem ser questões votadas à indiferença por parte do Governo, realçou o ministro, durante o seu discurso na cerimónia, que decorreu na igreja matriz da freguesia de Fátima, concelho de Ourém.

"Trabalharemos em conjunto, trabalharemos de braço dado com o senhor bispo [de Leiria-Fátima], com o reitor [do Santuário] e com a autarquia naquilo que são as competências próprias de cada quadro institucional referido", salientou Eduardo Cabrita, avançando que o Governo está a trabalhar "em vários projetos de desenvolvimento" no concelho.

No decorrer da cerimónia, o presidente da Câmara de Ourém, Paulo Fonseca, sublinhou que será necessário um envolvimento do Governo para se encontrarem "caminhos e soluções".

O autarca recordou que em 2015 passaram por Fátima 6,7 milhões de visitantes, sendo que em 2008 passaram 4,2 milhões, considerando que a visibilidade mundial desta freguesia "é única".

"Para o ano, Fátima acolherá oito milhões de visitantes. Não o podemos fazer sozinhos", constatou o presidente da Junta de Freguesia de Fátima, Humberto Silva, notando que não é possível "reclamar turismo de qualidade" com vias de acesso "em estado lastimoso".

Humberto Silva defendeu que é fundamental "uma forte parceria do Estado", reclamando melhores condições para quem se desloca a pé, com "passeios e bermas largas", de modo a que a peregrinação até Fátima "não seja uma aventura".

Ao contrário de anos anteriores, em que o Dia do Município de Ourém era assinalado na sede do município, este ano a sessão decorreu em Fátima, marcando o início das comemorações do centenário das aparições.

Na cerimónia, foi entregue a Medalha de Ouro ao povo de Fátima, recebida pelo presidente da Junta de Freguesia.

Em cem anos, o povo transformou aquilo que era "uma aldeia da Serra de Aire na cidade [portuguesa] mais visível no mundo, mais visível até do que a própria marca Portugal", salientou o presidente da Câmara, Paulo Fonseca.

* Como pode um governo socialista colaborar vivamente no marketing da mentira mais vergonhosa, mais hedionda, mais manipuladora que existe em Portugal, as aparições de Fátima. Não estamos arrependidos de não termos votado PS!
PS conluia-se com a igreja!


.

Sem comentários: