24/06/2016

.
HOJE NO
"i"

Vive no Reino Unido?
 É isto que tem de fazer

Há 234 mil cidadãos portugueses a viver e trabalhar no Reino Unido

Pelos números da Segurança Social britânica, há 234 mil cidadãos portugueses a viver e trabalhar no Reino Unido, mas as autoridades portuguesas estimam que possam ser cerca de 500 mil. Para estes, o futuro apresenta incertezas depois do referendo que decidiu a saída da União Europeia.
.

O primeiro conselho que tem estado a ser dado pelo Governo português a quem vive no Reino Unido é que todos se registem no consulado. Isso será importante não só para as autoridades nacionais terem uma noção real de quantos portugueses estão nesta situação, mas também para que os residentes possam ter acesso facilitado a informação sobre o que se vai passar a seguir.

Embora não seja claro em que condições ficarão os cidadãos europeus a residir no país, outro conselho que tem estado a ser dado vai no sentido de apelar a que quem está em condições de o fazer peça o cartão de residência permanente.

E que condições precisa de ter quem o quiser fazer? Viver há mais de cinco anos no país.
Há também que ter em conta quem precisa de um visto de trabalho para permanecer no país. Para o conseguir é preciso cumprir mínimos como ganhar no mínimo 26 mil euros por ano (20.800 libras) e ter formação superior.

Ainda há mais dúvidas do que certezas sobre o que se passará a seguir, mas regularizar a situação no Reino Unido é essencial para garantir mais direitos para os portugueses que lá vivem.

* A situação não é fácil, nós errámos na previsão, suspeitamos que irão existir mais tentativas de saída e Escócia e Irlanda vão criar problemas, um verdadeiro caldo de malvadezas.


.

Sem comentários: