06/05/2016

.

HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"

Aranhas também fazem sexo oral

As aranhas são conhecidas pelo comportamento sexual peculiar: dançam para atrair os machos da espécie, atam-nos com teias e até os comem depois da cópula. 

Agora, cientistas eslovenos concluíram que na espécie Caerostris darwini o macho pratica sexo oral na fêmea. 
.
LAMBI, LAMBI
A espécia, nativa da ilha de Madagáscar, era até então conhecida por produzir a teia mais resistente de todas. Investigadores da Academia Eslovena de Artes e Ciências observaram que o macho, antes de iniciar a procriação, saliva nos genitais na fêmea, comportamento muito raro entre os animais (que não o ser humano) e ainda mais entre invertebrados. 

"Nesta espécie de aranha, o macho crava as presas nos órgãos genitais da fêmea e saliva para dentro deles. Por vezes repete o comportamento antes, entre cópulas e no fim, até 100 vezes", explica Matjaž Gregoric, líder do estudo, que no entanto não apurou exatamente as razões do curioso comportamento. 

As teorias dão 3 razões: para acalmar a fêmea durante o sexo, para ‘publicitar’ a qualidade do macho entre fêmeas e para dar uma vantagem química ao esperma do macho caso a fêmea acasale com vários da mesma espécie. 

No mundo dos invertebrados a prática de sexo oral só está documentada, em situações pontuais, na mosca da fruta e na viúva-negra. Já quanto a mamíferos não-humanos, os lémures, as hienas e os leões também fazem sexo oral mas, ao contrário da aranha Caerostris darwini, quem recebe é sempre o macho.

* Acrescentamos que o nosso "primo" mais próximo o chimpanzé "ensinou"  tudo  aos humanos.

.

Sem comentários: