22/04/2016

.
HOJE NO 
"CORREIO DA MANHÃ"
Desempenho do turismo demonstra
. sustentabilidade do setor 

Estudo relativo ao mês de fevereiro.  

A secretária de Estado do Turismo considerou esta sexta-feira "particularmente importante" o "muito positivo" desempenho do setor em fevereiro porque "demonstra que está a deixar de ser uma atividade sazonal" para se assumir como "sustentável ao longo do ano". 
 .
Em declarações à Lusa, Ana Mendes Godinho destacou que o setor turístico português manteve em fevereiro - segundo os últimos dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e pelo Banco de Portugal - "crescimentos na ordem dos dois dígitos", com aumentos de 14,1% nos hóspedes, 15,1% nas dormidas, 9,5% nas receitas e 17% nos proveitos dos hotéis. "Isto é particularmente importante porque se trata de um mês de época baixa, o que demonstra alguma mudança no nosso turismo, que deixa de ser uma atividade só sazonal e começa a ter um efeito de crescimento e de atividade sustentável ao longo do ano", afirmou a governante. 

Para a secretária de Estado, trata-se do materializar do "grande objetivo" assumido de "diversificar cada vez mais a oferta, para garantir que a atividade turística é sustentável ao longo de todo o ano, criando emprego não só na época alta". Destacando, em fevereiro, o aumento de 42% do mercado espanhol e os "crescimentos muito significativos" do Reino Unido (21%), da Alemanha (16%) e da França (15%), Ana Mendes Godinho considerou que "é o reflexo da diversificação dos produtos" turísticos oferecidos por Portugal: "Cada vez mais estamos a apostar em produtos associados ao turismo cultural e ao turismo de congressos e de negócios, turismo natureza e passeios a pé e de bicicleta, criando atrativos ao longo do ano para além do sol e praia", disse à Lusa. Esta estratégia, associada a "fortes campanhas de promoção de rotas aéreas e de operações turísticas", tem vindo a dar frutos, confirmando que "as acessibilidades são cruciais para aumentar o volume de tráfego dos passageiros desembarcados em Portugal". 

A este propósito, a secretária de Estado destacou o "crescimento fantástico" atingido em fevereiro na região dos Açores, cujos proveitos hoteleiros e movimentos aéreos aumentaram cerca de 60%, enquanto o número de hóspedes subiu 37,8%, um desempenho "completamente associado às acessibilidades aéreas". 

Para o resto do ano, Ana Mendes Godinho diz manter, com base nas reservas já existentes, "expectativas bastante boas" que permitem antecipar um novo "ano recorde nas receitas turísticas", com "crescimento a dois dígitos". "Nomeadamente no mercado alemão os operadores já nos transmitiram que estão com dificuldades em fazer reservas para o Algarve no verão, porque há muita procura", revelou, sustentando que tal confirma que "cada vez tem que se apostar mais no turismo como atividade económica em Portugal", atualmente já responsável por 15,3% das exportações nacionais. 

No âmbito da estratégia de inovação e diversificação dos produtos turísticos, a governante salientou que "este mês, pela primeira vez, o Turismo de Portugal levou 'startups' [empresas em início de atividade] de turismo às feiras internacionais" do setor, numa "iniciativa inovadora" que visa "reconhecer o papel que estas empresas têm tido na reinvenção da oferta turística" nacional.

* Sem dúvida que os profissionais desta indústria mantém há anos muito bom desempenho, natureza, cultura, história e gastronomia são ingredientes principais do sucesso, mas, o terrorismo islâmico, tem dado um forte contributo ao afastar turistas de outras rotas.

.

Sem comentários: