22/04/2016

.
  HOJE NO
"OBSERVADOR"

Vítor Constâncio diz que não
 vai responder aos deputados da
. comissão de inquérito ao Banif

O vice-governador do Banco Central Europeu (BCE), Vítor Constâncio, recusa-se a responder às perguntas dos deputados portugueses que integram a comissão parlamentar de inquérito ao Banif.
.
De acordo com o Diário de Notícias e o Expresso, o ex-governador do Banco de Portugal disse que não “presta contas” aos parlamentos nacionais dos Estados-membros, só ao Parlamento Europeu.

“Não recebemos qualquer pedido nesse sentido”, disse aos jornalistas, para depois sublinhar que, “como se sabe”, o BCE “não responde perante comissões de inquérito de parlamentos nacionais”.

Na comissão de inquérito ao BES, Constâncio respondeu a algumas perguntas por escrito — devido ao facto de ser ex-governador do banco nacional –, mas 17 ficaram sem resposta pelo mesmo motivo agora invocado.

* De Vitor Constâncio,  um dos maiores "flops" nacionais tudo se espera. Considerado um grande político e economista assistimos à sua neurasténica passagem como Secretário-Geral do PS, depois como Governador do BdP vimo-lo aos papéis nos casos BPN e BPP, recusar-se a falar no Parlamento Português escudando-se na qualidade de empregado do BCE é sinal de mediocre atitude.

.

Sem comentários: