15/04/2016

.
HOJE NO  
"OBSERVADOR"

Pedidos de empréstimo 
para consumo sobem 16%

Em fevereiro a concessão de novos créditos aos consumo cresceu em 16%, de acordo com os números divulgados esta sexta-feira pelo Banco de Portugal. Ao todo, foram emprestados 447.954 milhões de euros aos portugueses durante o mês de fevereiro, sobretudo em créditos pessoais sem finalidade específica.
 .
Os aumentos verificaram-se em todos os tipos de contrato de crédito, mas com maior ênfase nos “créditos pessoais sem finalidade específica” (lar, consolidado e outras finalidades), que cresceram 23,9% em relação ao mês de janeiro, atingindo os 200 milhões de euros. Ou seja, quase metade (cerca de 44%) do total de crédito concedido em fevereiro.

Os empréstimos para compra de carro estão na segunda categoria onde maior aumento se registou no segundo mês do ano, tendo sido concedidos empréstimos que totalizaram 156 milhões de euros, mais 11% do que no primeiro mês do ano. E dentro destes empréstimos, foi a reserva de propriedade de carros novos que mais cresceu, em mais de 22%, com o volume de dinheiro emprestado nesta categoria a ultrapassar os 36 milhões de euros. Nos carros usados, os créditos também aumentaram, embora numa medida menor: 9,5%.

Em cartões de crédito, linhas de crédito, contas correntes bancárias e facilidades de descoberto, os empréstimos concedidos em fevereiro aumentaram em 10%, o que representou uma movimentação de mais de 87 milhões de euros.

* A quem recorre ao crédito para consumir aconselhamos a ingestão de "615 forte", mata mais depressa e com menos sofrimento!

.

Sem comentários: