15/04/2016

ANA RITA GUERRA

.





O que pode mudar 
no Facebook esta semana

O que veremos esta semana será o plano ultra-ambicioso de Mark Zuckerberg para o futuro. O seu império já não é só o Facebook.

Vê-se Alcatraz e Sausalito da marina onde hoje e amanhã vai decorrer o evento anual do Facebook, F8, com milhares de programadores e muitos executivos da empresa – incluindo o fundador e CEO, Mark Zuckerberg. Será o primeiro evento oficial do Facebook em que estarei presente, depois de algumas iniciativas informais e uma visita à sede em Menlo Park. E o que é que se espera? 
.
Zuckerberg é conhecido por gostar de mexer periodicamente na rede social que domina o mercado (e as nossas vidas). Os utilizadores revoltam-se, prometem resistência, mas cedo ou tarde toda a gente aceita as mudanças, quer seja na ordem cronológica das publicações, no aspecto da cronologia ou nas aplicações móveis.

Desta vez, as novidades deverão ser ao nível de produtos. Inteligência artificial no Messenger, streaming ao vivo, app de pagamentos móveis, conteúdos em realidade virtual e muitas sessões com as várias empresas-chave que o Facebook comprou nos últimos anos – WhatsApp, Instagram e Oculus.

A inteligência artificial é, de longe, a que tem mais potencial mediático e influência na utilização diária da rede. Mark Zuckerberg disse, no final do ano passado, que está a trabalhar pessoalmente na criação de um “mordomo” pessoal através do Messenger, a quem se possa fazer todo o tipo de pedidos. 
.
Na semana passada, a Microsoft revelou que irá apostar nos “chatbots” para Skype – robôs virtuais alimentados por inteligência artificial com quem será possível comunicar em linguagem natural e capazes de compreender contextos e tomar ações. Aqui é mais ou menos a mesma coisa. Imaginemos, por exemplo, poder abrir uma janela de Messenger para reservar um carro, pedir um serviço ou suporte a uma empresa. 
.
Em teoria, digitar “Ambrósio, apetece-me algo” será suficiente para encomendar uma caixa de Ferrero Rocher. O outro foco será o vídeo ao vivo. Já devem ter reparado que muitos amigos começaram a encher o Feed de Notícias com transmissões de vídeo ao vivo, ao estilo Periscope, e nas próximas semanas várias novidades chegarão aos utilizadores. Por exemplo, a possibilidade de transmitir vídeos só para um grupo, ou para os convidados de um evento. Zuckerberg disse, no Mobile World Congress em Barcelona, que o vídeo é o futuro e a grande aposta do Facebook. O sucesso da Periscope do Twitter certamente forneceu notas úteis à gigante de Silicon Valley.

Acima de tudo, o que veremos esta semana será o plano ultra-ambicioso de Mark Zuckerberg para o futuro. O seu império já não é só o Facebook. Muitos vaticinaram a queda da rede social devido ao êxodo de jovens para outras redes sociais, como o Instagram… mas isso já não é um problema, pois não? Com 1,6 mil milhões de utilizadores e dono da principal rede de mensagens instantâneas, rede social de fotos e empresa de realidade virtual, o domínio mundial de Zuck está quase completo.

IN "DINHEIRO VIVO"
12/04/16

.

Sem comentários: