HOJE NO
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Estudo.
TAP é a quinta pior companhia
aérea do mundo
Estudo internacional baseado nas reclamações dos passageiros coloca a SATA em último lugar
A TAP e a SATA estão entre as piores
companhias aéreas do mundo no que respeita à qualidade dos serviços e à
gestão de reclamações. No estudo internacional divulgado esta
quinta-feira em vários países, como Inglaterra e EUA, a SATA é dada como
a pior companhia entre as 34 que foram analisadas. Já a TAP é
considerada a quinta pior companhia aérea do mundo. O estudo foi feito
pela AirHelp, uma start-up fundada em 2013, em Silicon Valley, nos EUA,
já com colaboradores em todo o mundo e a operar em Portugal.
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No caso da TAP, Bernardo Candeias, marketing manager da AirHelp em
Portugal, explica que se trata de uma companhia com elevada pontuação
quanto à pontualidade, mas com muitos problemas no que respeita ao tempo
que demora com as reclamações. “O que pretendemos é ajudar as
companhias a melhorar. Não somos nenhuma ameaça. No caso da TAP, o maior
problema está na gestão das reclamações, que chegam a demorar anos a
serem resolvidas. E é exatamente isso que leva a este resultado. As
coisas passam de um lado para o outro e os nossos advogados têm de andar
em cima da TAP”, explica o responsável.
Para a empresa existe ainda mais uma situação que agrava o cenário da
TAP: “Os atrasos que existem e a situação de overbooking são causados,
na nossa opinião, porque ainda não estão a conseguir gerir bem as rotas.
A gestão tem de ser mais proativa.”
Ao i, Bernardo Candeias esclarece que a AirHelp tem a “maior base de
dados do mundo”, o que permite comparar as diferentes companhias aéreas
internacionais. “Há empresas que nos cedem este tipo de informação.
Temos fontes fidedignas como agências governamentais, empresas de
monitorização de voos e bancos de informação dos aeroportos”,
exemplifica.
A empresa garante ainda que já conseguiu ajudar mais de duas mil
pessoas a receberem indemnizações, existindo “inúmeros processos a
decorrer”.
O top das melhores
A Qatar Airways, a KLM, a Air
Baltic, a Air France, a Lufthansa, a Air Canada, a Emirates, a Croatia
Airlines e a British Airways foram as transportadoras mais eficientes a
resolver problemas nos últimos quatro meses de 2015.
À frente da TAP e da SATA aparecem também algumas companhias de baixo
custo, nomeadamente a Germanwings, a Vueling, a Wizz Air, a Wow Air e a
Ryanair.
O ranking da AirHelp tem em conta três pontos: qualidade do serviço
prestado, pontualidade e processamento de reclamações. A qualidade e a
pontualidade são determinadas com dados da consultora Skytrax, cuja
principal atividade é analisar o mercado da aviação. Já para as
reclamações, a empresa utiliza toda a base de dados da AirHelp e
estatísticas.
Milhões para companhias
Para a AirHelp, um dos
maiores problemas é muitos não conhecerem os direitos. “Com base na
legislação, se o voo for atrasado, cancelado ou estiver em sobrelotação
(overbooking), a companhia aérea deve compensar o passageiro. No
entanto, a percentagem de pessoas que conhecem estes direitos é
diminuta. Entre os EUA e a Europa, oito milhões de passageiros não são
ressarcidos”, explica a empresa, acrescentando que isto representa “três
mil milhões de euros [que ficam nas companhias], porque os passageiros
não reclamam o que por direito lhes é devido.”
A empresa garante um processo simples: “Indicamos se o passageiro tem
direito a indemnização e fazemos tudo (inclusive agir judicialmente)
para que a companhia aérea o compense. Se a reclamação não tiver
sucesso, o custo do nosso serviço é zero”, explicam, sublinhando que, no
caso de haver compensação, a empresa fica com 25%.
Questionada pelo i sobre o estudo, a TAP sublinhou que “a companhia
tem um departamento cuja única função é recolher as reclamações e tratar
das indemnizações, caso se justifique.
Estudos divulgados por empresas,
cujo rigor científico não conhecemos, valem o que valem”.
O i tentou, sem sucesso, contactar a SATA.
* Para uma companhia ser avaliada não bastam estes items, a notícia é capciosa não tem qualquer valor.
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